Países em desenvolvimento colocam Europa contra parede

2005-12-16 00:00:00

Uma reunião ocorrida nesta quinta-feira entre todos os grupos de países em desenvolvimento e o principal negociador europeu pode ter selado o fracasso da 6 Conferência Ministerial da OMC em Hong Kong.

Iara Pietricovsky, integrante da delegação brasileira representando a sociedade civil, falou à Agencia Pulsar ao sair da reunião. Ela disse que o impasse chegou a tal ponto que um acordo é praticamente impossível.

“A coisa se complicou a um nível bastante profundo, foi um momento de radicalização total”, disse ela. Iara contou que Peter Mendelson, maior negociador da União Européia, se recusou a fixar uma data para o fim dos subsídios agrícolas.

“O Mendelson falou que é impossível marcar uma data para o fim dos subsídios, e esse é um ponto inegociável para os países em desenvolvimento” A proposta do G-20 e demais grupos de países em desenvolvimento era pelo fim dos subsídios em 2010.

A reunião estava lotada, segundo Iara. Estavam lá praticamente todos os países em desenvolvimento que participam da OMC (reunidos nos grupos chamados de G-20, G-33, G-90, Least Developed Countries etc).

Iara contou que a discussão foi toda comandada pelos países em desenvolvimento, que não deixaram a Europa entrar em seus temas preferidos, como a abertura comercial para produtos industriais e serviços nos países em desenvolvimento.

Segundo ela, estas negociações (GATS, no caso dos serviços, e NAMA, no caso dos bens industriais) só poderão ocorrer se a União Européia fixar a data para o fim dos subsídios. “Os países em desenvolvimento cederiam às exigências dos europeus, mas acho quase impossível que eles definam uma data”, disse ela. (PULSAR/fo/ab)