Global Call for Action Against Poverty

A Chamada Global para a Ação contra a Pobreza

2005-12-12 00:00:00

Manifestação dia 13/12/2005 na Esplanada dos Ministérios

A Chamada Global para a Ação contra a Pobreza (Global Call for Action Against Poverty) é uma aliança internacional, formalmente lançada durante o V Fórum Social Mundial em Porto Alegre, comprometida com o fim da pobreza em todo o mundo. Tem por objetivo pressionar os líderes mundiais a honrarem seus compromissos e promessas de implementar políticas públicas que efetivem o combate à pobreza.

O GCAP Brasil defende a implementação de políticas públicas, nacionais e internacionais, de combate à pobreza que sejam transparentes e passíveis de controle por parte de cidadãos e cidadãs. No âmbito internacional propõe três temas focais: justiça nas relações comerciais; cancelamento das dívidas de países pobres e o aumento real no volume e na quantidade da ajuda oficial para o desenvolvimento.

A plataforma brasileira busca articular redes, fóruns, movimentos e outras organizações sociais na luta contra a pobreza. A idéia é agregar iniciativas das agendas específicas das organizações da sociedade civil envolvidas no combate à erradicação da pobreza e das desigualdades, e aglutinar forças para dar maior visibilidade a essas lutas nacionais e internacionalmente.

Dia 13 de dezembro, inicio do encontro da Organização Mundial do Comércio, em Hong Kong, será feito um chamamento para que em todo o mundo sejam realizadas manifestações nas quais as pessoas deverão estar portando, no pulso ou na testa, uma faixa branca, símbolo da aliança. No Brasil, a idéia é colocar uma grande faixa branca em todas as principais cidades brasileiras para chamar a atenção da opinião pública para a urgência de serem definidas políticas públicas que promovam a eliminação da pobreza em todo o mundo.

Em Brasília a manifestação acontecerá na Esplanada dos Ministérios, tendo inicio às 8h30, com concentração na Catedral. Será feito um ato em frente a o Ministério da Agricultura e outro no Ministério da Fazenda. Pretende-se encher a Esplanada dos Ministérios com carroças de catadores de lixo que atuam em cooperativas de geração de renda e que possuem também uma preocupação ambiental, um “Carroçato”. A idéia é fazermos um contraponto ao “tratoraço” promovido pelos ruralistas no primeiro semestre deste ano.

NÃO QUEREMOS O SEU DINHEIRO, QUEREMOS A SUA VOZ. NÃO FIQUE INDIFERENTE DIANTE DA POBREZA, A SUA ERRADICAÇÃO DEPENDE DA PARTICIPAÇÃO DE TODOS NÓS.

http:// www.chamadacontrapobreza.org.br