Encontro CLOC-Via Campesina

2006-10-11 00:00:00

Países do Conesul reúnem-se para fortalecer a luta por uma reforma agrária justa.
Contra a Invasao Imperialista – pela Soberania e Integraçao dos Povos

De 8 a 12 de outubro, cerca de 700 camponeses e camponesas do Paraguai, Argentina, Brasil, Chile e Uruguai estao reunidos em Asunción, Paraguai no I Encontro de Militantes do ConeSul.

O eixo central de debate nos cinco dias de encontro está em torno do tema reforma agrária e do modelo imposto aos camponeses pelo agronegócio.
Mais de vinte organizaçoes campesina dos cinco paises do conesul estao presentes neste encontro organizado pela Coordenadoria Latinoamericana de Organizaçoes do Campo e Via Campesina, que tem por objetivo solidarizar-se com a situaçao de criminalizaçao que sofrem os movimentos camponeses, aprofundar o debate sobre o modelo capitalista, fazer intercambio de experiencias e construir um projeto alternativo a nivel de conesul e de América Latina.

Respeitando a realidade de cada país e de cada regiao, os países do Conesul debatem e propoe uma reforma agrária integral para os paises do Conesul, que contemple nao apenas a distribuiçao de terras, mas também a distribuiçao justa dos meios de produçao.
O encontro deve encerrar dia 12 com uma grande marcha pela capital do Paraguai e manifestacao contra a ocupaçao norte-americana e em favor da reforma agraria e da soberania alimentar.