Jovens comprometidos com as lutas sociais
Com muita alegria, começou hoje, na cidade de Guatemala, a II Assembléia Continental dos Jovens da CLOC. Cerca de 80 pessoas de 18 países participaram da abertura do evento. A mística de inauguraçao foi em comemoraçao ao Dia Nacional das Sementes e contou com um ritual Maia. Velas e frutas simbolizaram as etnias, céu, água e a terra.
Como é de esperar não podia faltar o espirito jubiloso que caracteriza a juventude Latino-americana que gritaram palabras de orden como Viva a Assembléia dos Jovens, Globalizemos a luta, globalizemos a Esperança, Patria Livre!
Mais de 40 organizações participaram da abertura do evento, entre elas: MPA, Mojamaya, Conavigua, CUC, Conic, Mocase, MST, ATC, Anamuri, Conamuca, CCP, CJC, PJR, CIOAC, MMC, ANUC –UR, Fenocin, ANAP, CNOC, CANEZ.
Esta segunda Assembléia tem como lema “Jovens da CLOC unidos/as contra o saque capitalista cultivando e defendendo unidas/as, a vida, a terra, o território, a soberania alimentar, a autonomia de nossos povos.” O encontro tem como base o IV Congresso da CLOC, cuja intenção é fortalecer e definir novas estratégias de luta contra o capitalismo imperial e ainda afrontar suas políticas neoliberais, construindo e desenvolvendo alternativas que articulem as ações dos jovens do continente Latino-americano em defesa da dignidade humana e da autonomia dos povos.