Boletim # 3
Jornada Unitária de Lutas por Soberania Alimentar e Energética
BOLETIM DE NOTÍCIAS
Jornada Unitária de Lutas por Soberania Alimentar e Energética
Movimentos sociais e sindicais ocupam MME, em Brasília
O Ministério de Minas e Energia foi ocupado na manhã deste dia 17 de outubro por cerca de 1000 pessoas integrantes dos movimentos sociais da Via Campesina e da Plataforma Operária e Camponesa para a Energia exigindo a suspensão do leilão do campo de Libra.
MAB e outras organizações paralisam Fernão Dias, em MG
No início da manhã desta quinta-feira (17), cerca de 300 pessoas trancaram a rodovia Fernão Dias (BR 381), na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Em SC camponeses marcham e ocupam Conab
Nesta quarta-feira (16), trabalhadores da Via Campesina de Santa Catarina realizaram uma marcha pela via expressa que dá acesso a Florianópolis, pela BR-101. E no início da tarde ocuparam o prédio da Conab.
Uma comissão foi recebida e apresentou uma carta com reivindicações para melhoria do atendimento às famílias camponesas. Na parte da tarde, os trabalhadores seguiram para a cidade de Itajaí, onde se juntaram aos trabalhadores da Petrobrás em um ato em defesa do petróleo.
Petroleiros iniciam greve nesta quinta em todas as unidades da Petrobrás
Seguindo os indicativos da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e de seus sindicatos filiados, os trabalhadores da Petrobrás e subsidiárias aprovaram greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira, 17. Os petroleiros exigem a suspensão imediata do leilão de Libra, a maior e mais importante descoberta de petróleo dos últimos anos, que o governo pretende ofertar às empresas privadas no próximo dia 21.
Petroleiros e camponeses paralisam quinta maior refinaria do país, no RS
Na madrugada desta quinta-feira (17), cerca de 600 petroleiros, em greve, e integrantes da Via Campesina paralisaram todos os trabalhos da Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), quinta maior do país, localizada no município de Canoas, no Rio Grande do Sul.
Em Belém, organizações ocupam prédio da Petrobrás
Às 7 horas desta manhã (17), cerca de 250 integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens, da Via Campesina, do Levante Popular da Juventude e das centrais sindicais estão ocupando o prédio da Petrobrás, em Belém do Pará.
Atingidos por barragens bloqueiam acesso à UHE Santo Antônio, em RO
Na madrugada desta quinta-feira, 17, cerca de 350 famílias atingidas pelas usinas hidrelétricas de Santo Antônio, Jirau e Samuel, em Rondônia, bloquearam as duas entradas de acesso da usina, na Estrada do Santo Antônio e na BR 364, no sentido Jaci-Paraná. A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas dos Trabalhadores, que em Rondônia reivindica os direitos das populações atingidas por barragens e o cancelamento do leilão do campo de Libra.
Com Seminário, CUT reforça campanha pela suspensão do leilão de Libra
Os números não mentem e no caso do leilão do campo de Libra, marcado para a próxima semana (21 de outubro), demonstram a contradição entre o projeto de desenvolvimento com soberania nacional e o projeto de desenvolvimento imediatista focado apenas no plano econômico.
Descoberto em 2010 na Bacia de Santos, o campo de Libra possui reservas de 8 a 12 bilhões de barris, segundo estimativas apresentadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) com base em estudos da Petrobrás. Seria 1,4 bilhões de barris (óleo puro) produzidos por dia. Como comparativo, a produção hoje no Brasil é de 2,1 milhões.
Significa um potencial superior a todo petróleo explorado pelo País nos últimos 20 anos e corresponde a mais de 80% de todas as reservas da estatal brasileira descobertas ao longo de seus 60 anos.
Manifestação no Rio reivindica fim da privatização do petróleo
Sindicatos e movimentos sociais promovem, nesta quinta-feira (17), passeata contra a privatização do petróleo. Os manifestantes devem se concentrar na Candelária a partir das 17h, seguindo para a Cinelândia. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Federação Nacional de Petroleiros (FNP), centrais sindicais da categoria, aprovaram paralisação nacional contra o leilão do campo de Libra.
Manifestantes aguardam audiência com governo federal na BA
Neste dia 17 de outubro, continua a mobilização dos militantes dos movimentos sociais que ocupam a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco) desde ontem, em Juazeiro, na Bahia. A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas dos Trabalhadores, realizada em vários estados do Brasil desde o dia 15.
Eles aguardam a resposta da Secretaria Geral da Presidência para uma audiência na região solicitada para acontecer entre os dias 22 a 24 de outubro, na próxima semana. A solicitação aconteceu junto a uma carta protocolada para a presidenta da República, Dilma Rousseff.
MAB e Via Campesina marcham contra leilão, em Fortaleza
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Via Campesina realizam, na tarde desta quinta-feira (17), uma marcha no centro de Fortaleza para se exigir o cancelamento do leilão do petróleo. A concentração dos movimentos acontece na Praça da Gentilândia, próximo à Avenida Pontes Vieira, às 15 horas, e seguirá até a Praça do Ferreira, no centro da cidade.