Boletim # 1
Jornada Unitária de Lutas por Soberania Alimentar- dia 15 out
No ES mais de 1500 camponeses chegam na capital dando início à Jornada Nacional de Lutas
Vindos de mais de 30 municípios do Espírito Santo, camponeses e camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores ocuparam a secretaria de agricultura do estado. O Movimento cobra respostas efetivas do estado quanto à demanda da agricultura camponesa, historicamente ignorada e marginalizada.
MPA ocupa unidade de pesquisa da Monsanto em Petrolina
Na manhã desta terça-feira (15) cinco mil camponeses e camponesas do nordeste, organizados/as no Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), ocuparam a 36ª Unidade de Pesquisa da Monsanto no Brasil, localizada no distrito de irrigação Nilo Coelho, em Petrolina/PE.
Em Rondônia, MPA ocupa prefeitura municipal de Jaru
Mais de duzentos camponeses organizados pelo MPA ocuparam ontem (14) o prédio da prefeitura de Jaru, em Rondônia. A mobilização faz parte das ações da jornada nacional de lutas por soberania alimentar que acontece entre os dias 14 a 18 de outubro em todo o Brasil.
Via Campesina ocupa sede do Incra em Porto Alegre
Na manhã desta terça-feira (15), cerca 1200 trabalhadores ligados à Via Campesina, ao Movimento dos Trabalhadores Desempregados, à Federação dos Metalúrgicos e ao Levante Popular da Juventude, ocuparam o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em Porto Alegre/RS. Em pelo menos 11 cidades do interior do estado estão ocorrendo ocupação das agências bancárias.
Atingidos por barragens ocupam Departamento Nacional de Produção Mineral, em BH
Na manhã desta terça-feira, 15 de outubro, centenas de atingidos por barragens ligados ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no estado de Minas Gerais ocuparam Departamento Nacional de Produção Mineral, em Belo Horizonte. A ocupação faz parte da Jornada Nacional de Lutas que acontece nesta semana em diversas regiões do país.
Repúdio à privatização das águas no Brasil fará parte da Jornada de Lutas em Brasília
MPP aproveitará mobilização nacional para denunciar a violação dos direitos de pescadores e pescadoras, entre elas, a política de incentivo à privatização de corpos d’águas no país.
Integram a Jornada Unitária de Lutas por Soberania Alimentar as seguintes organizações:
CONTAG, FETRAF, MOVIMENTO CAMPONÊS POPULAR, VIA CAMPESINA