Boletim Eletrônico MMC Brasil

2010-04-19 00:00:00

Solidariedade internacional: camponeses e camponesas ligados a Via Campesina vão para o Haiti
No início do século XVIII, vitoriosa a revolução dos escravos negros liderados por Toussaint L’ Ouverture e Jean Jacques Dessalines, o termo ‘haitiano’ passou a ser sinônimo de liberdade. Qualquer menção ao Haiti fazia com que os colonizadores e senhores de engenho nas Américas tremessem diante da possibilidade de massificação continental da luta negra anti-escravagista.
Desde então, os olhos das nações imperialistas estiveram sempre atentos a qualquer movimento de massas dos herdeiros de L’ Ouverture. As suspeitas de um novo Ascenso do ‘haitiano’ eram pronta e duramente sufocadas. Não é a toa que em menos de 100 anos, o Haiti já tenha sofrido duas intervenções militares estadunidenses e uma ocupação militar patrocinada pelas Nações Unidas, sob o comando do exército brasileiro.
Mas não só os olhos imperialistas que repousam sobre o Haiti. Os trabalhadores e trabalhadoras das Américas, que tanto beberam do exemplo revolucionário haitiano, também estão atentos e prontos para prestar apoio à sua luta.
É nesse espírito de solidariedade entre os povos, e para contrapor à ocupação militar imposta ao país pelas Nações Unidas em 2004, que camponeses e camponesas da Via Campesina Brasil se organizaram para uma missão de solidariedade com o povo e as organizações camponesas haitianas.
Iniciado o contato os movimentos camponeses haitianos em 2007, a Via Campesina Brasil enviou em janeiro de 2009 a brigada internacionalista Dessalines de Solidariedade ao Haiti. Dessa forma, o MMC Brasil realiza a entrevista com um dos integrantes que foi anteriormente para o Haiti e também com uma das militantes do MMC que foi no dia 03 de abril para o Haiti.

Entrevista com Paulo Almeida, MST/RS – Brigada Internacionalista Dessalines
“Somos irmãos/irmãs do Haiti e agora vamos retornar para lá, agora com um grupo maior para contribuir com o povo, mas também para aprender com os/as haitianos.”

........................................ Leia a entrevista

Entrevista com a militante do MMC Maria José Cavalcante, que viajou no dia 03 de abril para o Haiti, integrando a brigada internacionalista Dessalines
“A mensagem que deixo às camponesas do Brasil é que sigam na luta, que também é internacional. Que estejam onde estiverem os problemas que nós mulheres vivemos não são problemas somente nossos, são problemas das mulheres do mundo todo, porque o sistema capitalista, machista, opressor está em toda parte e é por isso que as mulheres do Haiti também sofrem violência, sem água, sem ter comida, moradia e dignidade”.
............................................................................................. Leia a entrevista
Equipe de Comunicação
MMC- Brasil