Convocatória ao VI Fórum Mesoamericano

2005-10-19 00:00:00

O Comitê Mesoamericano do Fórum Mesoamericano, convoca oficialmente as organizações sociais e populares de Mesoamérica (desde México até Panamá), assim como a organizações irmãs de outras latitudes e continentes, a participar ativamente do VI Fórum Mesoamericano, cujo país sede será Costa Rica yese realizará de 12 a 14 de dezembro de 2005.

Carácter, objetivos e eixos centrais do VI Fórum Mesoamericano

O VI Fórum Mesoamericano se caracteriza por ser um esforço de construção regional, onde ocupam um lugar central a luta e a resistência contra o livre comércio e seus instrumentos. Neste sentido, o VI Fórum dá continuidade as edições anteriores deste espaço de convergência, ao manter um caráter anticapitalista, antipatriarcal e multicultural.

Por outro lado, o VI Fórum é um processo orientado ao fortalecimento dos movimentos sociais, para a importância da articulação, a integração e a construção de alternativas, criando espaços para o debate e a construção política. Assim, apostamos que o Fórum se converta em um referente da região para a interlocução e articulação continental e global da resistência frente ao neoliberalismo e a globalização do capital.

O eixo central do VI Fórum Mesoamericano será pela integração dos povos contra o livre comércio. Relacionado com este eixo central, os objetivos do evento são:

- Colocar na agenda do movimento popular e social da região o tema da integração dos povos como estratégia alternativa ao livre comércio. Pondo a ênfase nos eixos das alternativas populares e na construção do sujeito o ator político.

- Impulsar uma valorização regional orientada em duas direções: a primeira para realizar um profundo processo de reflexão e balanço crítico de que foi a luta do movimento social para derrotar o TLC. A segunda orientada a revisar efetividade do Fórum Mesoamericano como processo articulador do movimento popular da região.

O Comité Mesoamericano do Fórum tem um chamado entusiasmado para que participemos completamente no processo para o fórum e no fórum o mesmo, fortalecendo os processos de resistência e a urgente formulação de alternativas populares frente ao modelo neoliberal. Hoje mais que nunca, frente ao avanço do livre comércio, do autoritarismo e da violência, frente à exclusão social generalizada, necessitamos apostar pela construção de processos da integração de nossos povos, o que passa por uma crescente articulação dos movimentos sociais, das redes e das organizações que atuamos na Mesoamérica sob a convicção total de que um OUTRO MUNDO É POSSÍVEL!

Nos encontramos na Costa Rica nos dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2005

Comitê Mesoamericano do VI Fórum Mesoamericano

Referentes nacionalidades por país:

* Guatemala: Mesa Global

* El Salvador: Red Sinti Techan y MPR 12 de Octubre

* Honduras: Bloque Popular

* Nicaragua: Movimiento Social Nicaragüense y Movimiento Ambientalista Nicaragüense

* Costa Rica: Encuentro Popular

* Panamá: Alternativa Patriótica Panameña

Redes e Setores participantes:

* Red de Mujeres Mesoamericanas

* Federación Centroamericana de Organizaciones Comunales

* Setor Laboral-Sindical Centroamericano

* Setor Juventude Centroamericano

* Setor Indígena Centroamericano

* Convergencia de los Movimientos de los Pueblos de las Américas (COMPA)

* Amigos de la Tierra Centroamérica

* Grito dos Excluídos Mesoamérica

Tradução: Suzane Durães – Minga Informativa / MPA