Representantes dos movimentos sociais poderão participar da Cúpula oficial dos presidentes

2006-12-06 00:00:00

Evento começou hoje (6) em Cochabamba, Bolívia e reúne cerca de três mil pessoas de várias partes do mundo.

Começou hoje (6) em Cochabamba, na Bolívia a Cúpula Social pela Integração dos Povos. O evento que reúne cerca de três mil pessoas de movimentos sociais e organizações de toda a América Latina e Caribe.

Durante a reunião da organização do evento realizada ontem, o secretário executivo da Confederação Sindical Única de Trabajadores Campesinos de Bolivia (CSUTCB), Isaac Avalos disse que esse é um momento histórico para a Bolivia. “Temos o primeiro presidente que trabalha junto com movimentos sociais. Durante centenas de anos fomos discriminados e nao nos deram estudo. Agora, nosso presidente Evo Morales nos oferece educaçao, saúde, etc. Necesitamos de um governo de verdade e para todos”, revela Isaac.

Para Isaac é preciso unir forças. Em Cochabamba existe uma unidade dos movimentos sociais indígenas. “Queremos unir nossos países e estar juntos. Já temos alguns aliados como a Venezuela, Brasil, Chile, Argentina”, diz ele.

Presente na reunião também estava Pablo Solón, chanceler do governo boliviano. De acordo com Pablo, esse será um encontro diferente, pois haverá intercambio com 12 governos. “Essa é uma oportunidade de mostrar que o povo sudamericano tem voz própria”. Segundo Pablo, tres representantes da Cúpula Social pela Integração dos Povos serão credenciadas para participar da Cúpula Oficial. “Temos que garantir a participaçao dessas pessoas e apresentar aos governos nossa declaração final”.

De acordo com Pablo, Evo Morales convidou a todos os presidentes para participar do grande ato Taypi-Jenecherú pela Integração Sudamericana, que será realizado no dia 9 de dezembro, às 16h, no estádio Félix Carriles. Ainda nao há confirmações de quem estará presente.