CUT Condena Golpe de Estado em Honduras
CUT Condena Golpe de Estado em Honduras e manifesta apoio a imediata restituição do Presidente Manuel Zelaya e pelo respeito à autodeterminação dos Povos de Honduras.
A Central Única dos Trabalhadores do Brasil (CUT) condena de forma veemente, o Golpe de Estado em Honduras, contra o Governo do Presidente José Manuel Zelaya Rosales, que rompe de forma inconstitucional com a ordem democrática do país instituindo um clima de insegurança e violação de direitos incompatíveis com a América Latina de hoje.
A CUT manifesta preocupação com as condições de segurança das lideranças sindicais e populares que estavam participando da preparação da proposta de consulta popular. Recebemos informações que diversas lideranças já estão sofrendo perseguições. Exigimos que as Forças Armadas informe imediatamente o paradeiro do líder sindical Carlos H. Reyes, candidato independente a Presidência, desaparecido desde o dia 28 de junho.
Apelamos para que a Comunidade Internacional realize ações e campanhas para o apoio ao restabelecimento da institucionalidade democrática em Honduras através da restituição do Presidente Zelaya e das garantias de não violação de todos os direitos da População, Lideranças Populares, Sindicais, Políticas e Delegações Diplomáticas.
Manifestamos nosso apoio ao povo hondurenho para que sigam em frente, apesar da intimidação das Forças Armadas, na luta pela construção de um país livre, justo e democrático.
Cordialmente,
Artur Henrique da Silva Santos
Presidente
Quintino Severo João Antonio Felício
Secretário Geral Secretário de Relações Internacionais
São Paulo, 29 de junho de 2009