Rumo ao II Fórum Social Mundial das Migrações

2006-03-30 00:00:00

Promovido pela Comissão Espanhola de Apoio aos Refugiados - CEAR, Serviço Pastoral dos Migrantes - SPM, Grito dos Excluídos/as Continental e Prefeitura de Rivas Vaciamadrid, Espanha, em parceria com outras organizações e sob o lema "Cidadania Universal e Direitos Humanos", será realizado o IIFSMM, nos dias 22 a 24 de junho deste ano, na cidade de Rivas Vaciamadrid, Espanha. Participarão cerca de 1000 pessoas de mais de 60 países dos cinco continentes.

Como parte integrante do Fórum Social Mundial e seguindo os princípios do mesmo, a proposta metodológica do II FSMM dá continuidade ao processo participativo iniciado no II Fórum Social Mundial, em janeiro de 2002 e do I Fórum Social das Migrações - I FSMM, também realizado no início de 2005, em Porto Alegre. O principal objetivo da proposta metodológica é a socialização dos temas, experiências, mobilizações e campanhas, nas quais as diversas entidades e movimentos que trabalham o tema das migrações estão envolvidos. Tendo como características marcantes a pluralidade e a diversidade, o FSMM não é confessional, nem governamental ou partidário.

Terá grandes conferências que pretendem dar uma visão geral dos movimentos migratórios atuais destacando propostas e alternativas. Sem ater-se a uma visão eurocéntrica das migrações, mostrarão o quadro geral dos deslocamentos de migrantes, refugiados e outras formas de movimentos migratórios.

Os seminários ajudarão a identificar, elaborar e aprofundar temas específicos, sendo que as organizações inscritas poderão propor temas e expositores que farão parte dos seminários propostos pela coordenação ou autogestionados. Através das oficinas, o Fórum das Migrações pretende incentivar a participação ativa de todos. Os conteúdos serão práticos e dirigidos ao intercâmbio e socialização das experiências. No último dia do II FSMM, haverá uma assembléia dos movimentos sociais, onde serão debatidas as conclusões e propostas que serão tornadas públicas.

Haverá também uma ampla programação cultural que está sendo organizada pela Prefeitura de Rivas Vaciamadrid e pela "Fundação Contaminame". Uma das atividades serão os concertos populares nas ruas, chamados "callejeros". As entidades, redes e movimentos sociais poderão propor atividades culturais como conferências, mesas redondas, apresentação de livros, cinema etc. O espaço pretende fortalecer a mensagem e a identidade pública do IIFSMM como evento político e cultural.

Os eixos temáticos do II Fórum Social Mundial das Migrações serão:

- O impacto da Globalização, pobreza e neoliberalismo, meio ambiente, dívida e conflitos;

- Direitos: civis e políticos, tortura, imigração e terrorismo e violações dos direitos humanos;

- Movimentos migratórios e regulação dos fluxos: redes de movimentos, trabalho escravo e tráfico de pessoas;

- Asilo e Refúgio: deslocamentos, asilo e gênero, legislação, condições de vida dos refugiados, conflitos, direitos econômicos e sociais;

- Modelos de convivência: Multiculturalismo e Interculturalismo. religião como fator de integração, Identidade e diversidade cultural, discriminação, racismo e xenofobia;

- Políticas públicas: emprego, integração, segurança, participação social e política, educação, moradia e saúde;

- Exclusão social: desempregados, sem teto, sem terra, prostituição, menores etc

- Coodesenvolvimento: remessas, intercâmbio desigual norte/sul e imigração como fator de desenvolvimento;

- Comunicação: meios de comunicação, representações sociais e redes de comunicação.

Além das atividades formais, pretende-se que a agenda cultural facilite manifestações culturais que possibilitem a integração e suscitem a solidariedade entre as organizações e os participantes do IIºFSMM.

Como participar?

É muito fácil. Basta visitar a página do fórum: www.fsmm2006.org ; e acompanhar a programação e atividades (enfoques metodológicos, eixos, agenda de atividades) e como participar. O prazo para as inscrições de propostas de atividades foi prorrogado para 16 de abril de 2006.

Ambos do Grito dos Excluídos Continental.