ECOS DO GRITO

2007-09-03 00:00:00

Setembro/2007

“Isto não VALE! Queremos Participação no destino da Nação”.

Olá articuladores/as do Grito!

Companheirada! A partir de 30/08 até hoje, aconteceram diversas coletivas de Imprensa pelo Brasil, nos Estados de São Paulo, Brasília, Fortaleza, Manaus, Belém e Cuiabá, a imprensa já divulgou algumas noticias. Em outros lugares a coleta de votos do Plebiscito já iniciou, e milhares de pessoas estão nas ruas envolvidas no processo de construção do Grito e Plebiscito. O povo brasileiro está dando uma lição de participação popular. Vamos votar, Vamos Gritar!!

Aqui vão alguns ecos de preparação que estão acontecendo pelo Brasil:

Manaus/AM: A capital respira ares de Grito e Plebiscito!
Na cidade, aconteceram os Pré-gritos, com propósito de denunciar e anunciar ações concretas que serão a instauração das urnas do Plebiscito, veja agenda e lugares
Dia: 19/08, local: Comunidade Cidade de Deus, caminhada na madrugada, Horário: 0:30;
Dia: 30/08, local: Comunidade Novo Israel;
Dia: 31/08; local: Comunidade Mauazinho / saída feira da Ceasa; Horário: 17h;
Dia: 01/09, local: Concentração Mercado Carneiro da Mota /caminhada do Bairro Morro da Liberdade até Igarapé do 40; Horário: 7:30 concentração / saída 8:30;
Dia: 01/09, local: Comunidade São Paulo /Bairro Monte Pascoal /com abertura da urna 204;
Dia: 01/09, Urna volante em todas as comunidades chamando para o grito e plebiscito; 18:30 Arraial de Santa Mônica / Conjunto Manôa.
Dia: 02/09, local: Beco dos Pretos – Bairro Morro da Liberdade; Horário: 9:h;
Dia: 03/09, local: Praça da Matriz/ Centro da Cidade, Panfletagem, tribuna livre, abertura da urna 207.
Dia: 07/09, concentraçãoAvenida Itauba /Zona Leste de Manaus, Horário: 15h chegada das caravanas. No ato do grito, usarão teatro, dança, musica para denunciar a exclusão na Cidade de Manaus, usarão a figura de Hamlet, na Avenida para denunciar o descaso do poder público em relação ao “Transporte Coletivo, Segurança Pública, Educação, Venda do Patrimônio Público, Morosidade da Justiça, Violência contra mulher, falta de água, saúde publica e tantos outros gritos contidos.
Vamos à luta, pois é lutando que se conquista.

Floriano/PI:
A Programação do Grito começa no dia 01/09, com uma entrevista ao vivo na TV Alvorada e no decorrer da semana da Pátria, irão fazer palestras e apresentações do vídeo sobre a Vale em vários bairros da cidade, comunidades rurais e escolas de ensino médio e agregado a isso irão colher os votos para o Plebiscito.
No dia 07/09, O Grito acontecerá na Av. Principal, durante o desfile oficial, denunciando injustiças e descaso das autoridades, também será montado um estande na praça, onde haverá urna e carro de som para motivar o plebiscito e a coleta de votos.

Recife/PE:
Dia 03/08, Coletiva de Imprensa, às 14h.
Dia 04/09, Pré-Grito, na Praça da Igreja do Carmo.
Dia 07/09, o Grito acontecerá percorrendo as Ruas Conde de Boa Vista e terminando na Praça do Carmo. Por lá irão gritar para os males se afastar...

Sergipe:
No Estado acontecerão vários pré-Gritos e Gritos:
Diocese de Aracaju, Grito dia 07/09, concentração às 8h.
Diocese de Propriá, acontecerá a Romaria das Águas, no Dia 07/09, concentração às 8h.
Na Diocese de Estância, acontecerão pré-Gritos nas cidades de Salgado; Estância, dia 31/08, às 19h; Cidade Nova, dia 01/09, às 19h; Riachão do Dantas, dia 02/09, às 8h; Tobias Barreto, dia 01/09 às 19h; Lagarto (Colônia 13), dia 01/09, às 19h. Todos esses pré-Gritos culminarão no Grito de Lagarto, no dia 07/09, a partir das 8 horas da manhã.

Brasília/DF:
No Dia 07/09, Grito dos/as Excluídos/as, concentração às 8h, em frente à Rodoviária do Plano Piloto, onde haverá uma tenda com exibirão o vídeo da vale, também haverá a distribuição de panfletos na rodoviária, no ônibus e no metrô. Às 9h30, iniciará a caminhada pela Esplanada dos Ministérios, e durante o trajeto haverá apresentações de cantores, repentistas, hip hop, poetas populares da cidade, o exército de palhaços do movimento passe livre, haverá uma grande urna e pessoas andando em perna de pau, farão a coleta de votos nas arquibancadas do desfile oficial da cidade. Os pré-Gritos estão acontecendo nas cidades satélites e no dia 07 todos virão no Grito na Esplanada.

Montes Claros/MG: O Norte de Minas entrou com tudo no trem do Grito e Plebiscito, já colocaram mais de 80 urnas na cidade. Foram feitos muitas palestras e debates nas igrejas e praças, com telão e o filme da Vale.
Dia 01/09, lançamento do Plebiscito, na Praça Dr. Carlos, haverá panfletagem, teatro e inicio do processo de votação, onde trabalharão as quatro perguntas.
Dia 07/09, Ato do Grito, concentração as 06h30, no estacionamento da Prefeitura Municipal, no decorrer da atividade haverá Celebração da Palavra, Palanque do Povo, Teatro e Caminhada.
Junto com o trabalho do Grito e Plebiscito, acontece campanha contra a transposição do Velho Chico. Não Vale usar os excluídos do Nordeste para justificar a transposição.

Araraquara/SP: o Plebiscito já começou, existe uma urna fixa na frente do refeitório da FCL/ UNESP.
No dia 01/09, lançamento do Plebiscito, na Praça de Santa Cruz.
No dia 02/09, reunião na associação dos carroceiros, às 9h, no parque do pinheirinho, onde divulgarão o Grito e o Plebiscito.

Na região de Registro/SP, o Grito acontecerá em todas as Paróquias, tendo como gesto concreto o Plebiscito.
Nos dias 28 a 30/08, aconteceu o Encontro com lideranças indígenas, a fim de serem multiplicadores do Plebiscito.

Na cidade de Campinas/SP, realizaram 05 plenárias para organizar o Grito, bem como, fizeram manifesto que irão distribuir no dia 07/09.
Dia 07/09, Ato do Grito, concentração ao lado do largo do Pará, caminhada às 10h, na Av. Francisco Glicério, organizarão 20 blocos, dentre eles Juventude, Mulher, MST, Pastoral da Criança, Pastorais Sociais, CNL, Pastoral Afro, Moradia, Povo de Rua, Grupo de Identidade, Sindicalistas, etc. Participarão da atividade na cidade de Valinhos também.

O Grito também ocorrerá nas cidades de Sumaré, Hortolândia, Piracicaba, Limeira e Santa Bárbara do Oeste, Baixada Santista.

Na cidade de São José dos Campos/SP, acontecerá no dia 06/09, uma vigília, onde passarão a noite na Praça Afonso Pena e por volta das 10h, do dia 07/09, irão entrar no desfile oficial. As 19h acontecerá Missa na Igreja de Santana.

Na cidade de São Paulo, na programação do grito de São Paulo, acontece a 10ª Romaria a Pé, que sai da região Episcopal Brasilândia da Arquidiocese de São Paulo e da Diocese de Santo André, com destino para a Praça da Sé, e se aglutina à atividade do grito no dia 07, vejamos a programação:
Dia 05/09/2007, saída às 08h, da Comunidade Deus Pai dos Humildes
Rua Antule Rosa, 1 – Perus, passando pela Comunidade Nossa Senhora Aurora, Comunidade Santo Antônio de Pádua, Comunidade Santo Antonio de Taipas (Taipas), onde almoçarão. Ás 14h30, Comunidade Santo Expedito, Comunidade Nossa Senhora das Dores, Comunidade Cristo Ressuscitado, Paróquia N. S. Aparecida onde irão jantar e pernoitar no Salão Paroquial.
20h, Missa com Dom José Benedito Simão
Dia 06/09/2007, às 06h30, saída - Nossa Senhora Aparecida, passarão pelo Largo Paissandu;
Largo São Francisco, onde almoçarão no Salão São Francisco. Tarde, 14h30, no Páteo do Colégio onde debaterão o tema: Questões da terra e a Reforma Agrária, O que vale e o que Não Vale, Amazônia e meio ambiente. Às 16h00 - Mosteiro de São Bento – debaterão o V CELAM: CEB’s e opção pelos pobres. Às 17h30 - Ato Público Praça da Sé - Escadaria da Catedral. Jantar – Quadra dos Bancários
Dia 07/09/2007, 06h00 - Café da Manhã, 07h00 - Missa Catedral da Sé com Dom Odilo P. Scherer, 09h00 - Caminhada até o Monumento do Ipiranga onde se encerrará o Grito com ato, às 11h.

Rio Branco/AC
Aqui estamos nos organizando com os estudantes da Federal do Acre, para o Plebiscito da Vale em setembro e fazer ouvir nosso sufocado Grito. Teremos urnas nos terminais urbanos, na universidade e no dia 07 de setembro, A concentração será na Praça da Revolução, para o Plebiscito e a apresentação teatral “Os autos dos 1,90” sobre os abusivos aumentos das tarifas de ônibus, pois prefeito e empresários estão juntos contra o povo. No dia 05/09 é feriado, dia da Amazônia, haverá desfile, lá estaremos gritando e motivando o Plebiscito da Vale.

Senhor do Bonfim/BA
Na região Norte da Bahia estamos organizando o Grito e o Plebiscito da Vale, que aqui teremos a quinta questão sobre a transposição do Rio São Francisco. No dia 31/08 foi o lançamento da campanha, na praça nova na cidade. Mais o trabalho de base, nas escolas, comunidades e municípios da região, já vêm de tempos.

Agende-se:
Calendário geral do Plebiscito:
01 a 09/09 – Semana da Pátria e Plebiscito popular pela nulidade do leilão da Cia. Vale do Rio Doce
07/09 – Grito dos/as Excluídos/as e Plebiscito sobre a Vale
22 e 23/09 – Plenária Nacional da Assembléia Popular, em Brasília
25/09 – Entrega dos resultados do Plebiscito, em Brasília no Executivo, Legislativo e Judiciário.

Não se esqueçam: Mandem informações de como está a organização do Grito em sua região, para o próximo Ecos.

Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari Alberti, Karina da Silva Pereira, Maria Goretti Rodrigues
Correio eletrônico: gritonacional@ig.com.br / gritonacional@terra.com.br / www.gritodosexcluidos.org