II Fórum Social da Tríplice Fronteira – Assembléia dos Movimentos Sociais

2006-07-26 00:00:00

Os povos não são terroristas! Queremos viver com dignidade e justiça! Assembléia dos Movimentos Sociais do II Fórum Social da Tríplice Fronteira, realizada em Ciudad del Este de 21 a 23 de julho de 2006, com mais de 3 mil participantes: - Denunciamos e rechaçamos a tentativa do congresso dos Estados Unidos – a pedido de George W. Bush – de sancionar uma lei que solicita à Organização dos Estados Americanos (OEA) a formação de uma força militar antiterrorista para atuar na Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil, Paraguai) atentando contra a soberania e a autodeterminação dos Povos da região.

- Exigimos a não renovação do Convênio de Imunidade das Tropas dos Estados Unidos por parte do governo do Paraguai, que desde sua assinatura tem incrementado a criminalização da luta social, por meio de mortes e desaparecimentos de dirigentes sociais. Sabemos que a militarização e a criminalização de lutadores e lutadoras do povo têm, entre outros objetivos, a apropriação do Aqüífero Guarani, pois a água é um bem natural em disputa no mundo por parte das grandes empresas transnacionais, com a cumplicidade do Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

- Denunciamos também o pagamento da dívida externa ilegítima da Binacional Itaipú e Yasyretá, que consome grande parte do orçamento público do Paraguai, aprofundando a dívida social e ecológica com seu povo. Exigimos seu cancelamento incondicional por parte dos governos do Brasil e Argentina.

- Exigimos o respeito à autodeterminação do povo haitiano e a retirada de todas as tropas estrangeiras que ocupam o território deste país irmão.

Convocamos às organizações populares a repudiar ativamente as novas tentativas imperialistas de acentuar a militarização da região com todas as suas nefastas conseqüências para a vida de nossos povos.

Chamamos a expressar a mais ativa solidariedade com os povos da Palestina, Líbano, Iraque e Afeganistão, vítimas da agressão e da guerra imperialista.

Os povos não são terroristas!

Lutamos e seguiremos lutando pelo exercício pleno de nossos direitos, por nossa vida e em defesa dos nossos bens naturais contra a destruição do planeta que habitamos, pela soberania de nossos países e a retirada de todas as tropas estrangeiras, guardiãs de um projeto integral de dominação. Trabalhamos pela solidariedade e união de nossos povos. Nós não somos terroristas. Terroristas são eles, os imperialistas norte- americanos, seus sócios e os governos cúmplices. Terroristas são os que massacram os povos, os que seguem militarizando o mundo para saquear nossos recursos. Nós estamos dispostos e dispostas a trabalhar juntos, a fortalecer nossa união para abrir caminho para a Paz e a Justiça para todas e todos. Ciudad del Este, 23 de julho de 2006