Atingidos por barragens recebem prêmio de reconhecimento internacional no FSM

2005-01-29 00:00:00

“Esta homenagem só nos motiva a lutar mais”. Com estas palavras o agricultor Érico Fonseca e outros atingidos pela barragem de Barra Grande receberam ontem (28) o reconhecimento da Entidade Amigos da Terra Internacional durante as atividade do V Fórum Social Mundial. Esta homenagem é concedida à grupos que lutam em defesa da vida nos mais variados campos. Além do Movimento dos Atingidos por Barragens, outros movimentos e entidades também foram homenageados.

Fonseca diz ainda que para as empresas construtoras de barragens este reconhecimento é uma derrota, pois Barra Grande deixou claro que a maneira como vem acontecendo a construção das hidrelétricas não será mais aceita pelos atingidos: “As empresas privadas podem ter certeza, a nossa luta apenas começou e em todos os outros projetos da Bacia do Rio Uruguai, os camponeses estarão lá para impedir a obra”, conclui Fonseca.

No momento da homenagem, camponeses atingidos por balas de borracha nas mobilizações organizadas pelo MAB durante esta semana falaram da violência da Brigada Militar para coibir as ações dos movimentos sociais. Ainda com as marcas no corpo, os atingidos diziam que apesar deste tipo de atitude da polícia a luta do povo não se enfrequecerá e a organização dos atingidos por Barra Grande é um exemplo a ser seguido.