III Acampamento da Via Campesina reúne camponeses latino-americanos

2005-01-26 00:00:00

Trazendo suas roupas, comidas e bebidas típicas e com diferentes sotaques, mil camponeses chegaram a Porto Alegre para o 4º Acampamento Latino-americano da Via Campesina que está acontecendo no Ginásio Tesourinha, em Porto Alegre/RS. A abertura do acampamento aconteceu ontem (25), às 21h.

A mística foi o momento alto da abertura e o destaque ficou para a homenagem aos povos de todo mundo, onde foram lembrados fatos históricos da luta dos trabalhadores como a “Coluna Prestes” e a “Marcha dos 100 Mil”, no Brasil, a “Marcha dos camponeses Zapatistas” no México e a “Marcha do Sal”, na Índia. O que embalou este momento foi a menção aos quatro elementos da natureza: terra, água, fogo e ar, com pessoas que caracterizadas, os representavam.

Depois da mística a representante da Via Campesina internacional e presidenta da ANAMURI, Florência Aróstica, disse que “temos que mostrar a solidariedade e compromisso com a organização e o espaço do Acampamento é ideal para isso, inclusive para fortalecer as relações entre os camponeses latino-americanos”.

Já para o representante da Via Campesina brasileira, Gilberto Tuhtenhagen, do Movimento dos Pequenos Agricultores, “este é um momento que afirma a importância da solidariedade dos povos e fortalece a luta dos pobres do campo”. Tuhtenhagen finaliza dizendo que o Acampamento da Via Campesina é um espaço importante para debater o projeto de agricultura que os camponeses desejam e como enfrentar o modelo neoliberal implantado no campo.

No Ginásio Tesourinha será utilizado como alojamento e espaço de formação. “Convidamos alguns dos painelistas dos Fórum Social para que possam compartilhar com os camponeses a situação e a lutas dos povos de todos os continentes" explica Cedenir de Oliveira, coordenador do Movimento Sem Terra no Rio Grande do Sul. A socióloga Chilena Marta Hanecker, o líder Palestino Mustafha Barghouti e o economista russo kiva Maidanik são alguns dos palestrantes do acampamento da Via Campesina.

Este é um espaço privilegiado que os camponeses latino-americanos estão construindo a quatro anos juntamente com as atividades do Fórum Social Mundial, Porto Alegre. Juntamente com atividades culturais, desta vez serão discutidos os temas ligados às Novas tecnologias para a agricultura, o modelo agrícola da elites e o projeto popular para a agricultura; A situação e perspectiva de Cuba e a situação social, política e econômica da Argentina; O Império: a estratégia dos Estados Unidos na conjuntura atual e os desafios para os movimentos de esquerda; A política do império para o Oriente Médio e a situação do povo palestino; Os valores e a mística da juventude nos processos de transformação social e Valores e desafios para a militância na atualidade.