IV Congreso Continental
Carta de la CLOC a Lula
Cidade da Guatemala, 11 de outubro de 2005.
Para:
Luis Inácio Lula da Silva
Presidente da República do Brasil
Brasília - DF
Prezado Senhor Presidente,
Somos homens e mulheres, camponeses, camponesas e indígenas de 20 países da América Latina e Caribe, representando 46 organizaçoes e movimentos sociais. Estamos reunidos em Território Maia, na cidade de Guatemala, em ocasião do IV Congresso da Coordenação Latino-americana de Organizações do Campo, a CLOC.
No ano 2002, recebemos com imensa alegria a notícia de sua eleição para a Presidência da República do Brasil. Esta alegria estava baseada na esperança de que se abriria um novo tempo para as/os trabalhadores/as brasileiros, com avanços na realização da reforma agrária, valorização da agricultura camponesa, demarcação das terras e respeito aos direitos dos povos indígenas e quilombolas, além da reversão do modelo energético baseado em grandes barragens, o qual expulsa milhares de camponeses de suas terras.
Passados três anos de seu governo, a alegria foi transformada em tristeza e a decepção é muito grande no meio popular e progressista de toda a América Latina. Uma das principais lutas que temos travado em nossos países é a construção de um novo modelo para a agricultura, baseado na agroecologia, sem a utilização de agrotóxicos e transgênicos que atentam contra a vida. A decisão de seu governo em liberar a utilização de Organismos Geneticamente Modificados é para nós uma constatação triste de que o Brasil também sucumbiu ao poder das grandes multinacionais que pretendem dominar nossa biodiversidade, as sementes e a produção de alimentos.
Esta tristeza e decepção que sentimos, aprofundou-se com a notícia de que pretende levar adiante o projeto de transposição do Rio São Francisco. Nos indignamos ainda com a vossa falta de sensibilidade frente ao ato de Fé, coragem, respeito e amor a vida do Bispo Dom Frei Luiz Cappio e dos quatro camponeses, que ao disporem as suas vidas em nome do Rio e do povo do Rio, foram imensamente desrespeitados com o não cumprimento do acordo de suspensão das obras e abertura de diálogo com as comunidades.
Defendemos o direito dos povos a soberania e preservação dos recursos naturais. Por isso, é inaceitável que os governos de nossos países mercantilizem em nome do capital, do lucro e das transnacionais a nossa terra, nossa água, os nossos recursos energéticos, as sementes e toda a nossa biodiversidade.
O projeto de Transposição do Rio São Francisco poderá trazer para o governo Lula a responsabilidade de responder a história como o Governo que permitiu o saque de um dos bens mais precioso da humanidade, a água.
Nos colocamos terminantemente contrários à continuidade deste projeto por acreditarmos que não é um projeto de vida. Nos solidarizamos e apoiamos Dom Frei Luis Cappio e os camponeses na sua luta em defesa do Rio São Francisco. Nos somamos a propostas da realização de um plebiscito sobre a transposição.
Desejamos que esta determinação em fazer a transposição se transforme em vontade política de Revitalizar o Rio São Francisco, realizar uma ampla e integral reforma agrária e atender as históricas reivindicações dos camponeses e das camponesas brasileiros.
“NAO A TRANSPOSIÇAO DO RIO SÃO FRANCISCO”
CLOC – UMA DÉCADA DE LUTA.
UNIDOS CONTRA O SAQUE IMPERIALISTA. RENDERMOS... JAMAIS
PELA VIDA, PELA TERRA, PELO TERRITORIO E PELA SOBERANIA DOS NOSSOS POVOS.
MOCASE - Argentina
UCP-COCITRA - Argentina
RANQUIL - Chile
ANAMURI - Chile
M.C.P. - Paraguai
MNCI - Argentina
PLATAFORMA RURAL - Chile
APENOC - Argentina
ANAP - Cuba
CONAMUCA - República Dominicana
M.P.P/MPKP - Haití
FNMCB-BS - Bolívia
CSCB - Bolívia
CSUTCB - Bolívia
FENSUAGRO - Colômbia
ANUC-UR - Colômbia
FENOCIN - Equador
CCP - Peru
CANEZ - Venezuela
CNA - Colômbia
FNCEZ - Venezuela
CIOAC - México
CODUC - México
CCC - México
CNPA - México
BAPO - Belize
MNC - Costa Rica
ANTA - El Salvador
CNOC - Guatemala
CONIC - Guatemala
CUC - Guatemala
CHMC - Honduras
COCOCH - Honduras
APEMEP - Panamá
ATC - Nicaragua
CONAVIGUA - Guatemala
COPINH - Honduras
MP/MR - El Salvador
MOJOMAYAS - Guatemala
COPINH - Honduras
M.M.C - Brasil
M.P.A. - Brasil
M.S.T. - Brasil
C.P.T. - Brasil
M.A.B. - Brasil
P.J.R. - Brasil