Brasil: O segundo dia da Marcha
Oficina de teatro e apresentações culturais marcam segundo dia
A Marcha Nacional pela Reforma Agrária chega a seu segundo dia com quase 40 Km completados. Os 11 mil marchantes deixaram o acampamento provisório às 7h00 e seguiram em direção ao município de Teresópolis de Goiás, onde novamente armaram as tendas brancas que servem de alojamento. No local, a Marcha foi divida em duas partes: os trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra de Santa Catarina e São Paulo acamparam um pouco mais próximos de Anápolis, já que a área não comportava todos.
No período da tarde, os 16 pontos que serão entregues aos três Poderes na chegada da Marcha foram discutidos e estudados pelos participantes.
Arte
Com a peça "O patrão bonzinho", a Brigada Nacional de Teatro Patativa do Assaré, do MST, realizou uma série de apresentações para os marchantes. Ao mesmo tempo, sons de batuque e músicas podiam ser ouvidos por todo o acampamento.
À noite, o cinema abriu seu espaço com o vídeo "Raiz Forte", documentário que retrata a aproximação de pessoas que buscavam um pedaço de chão e uma vida mais digna do Movimento. O documentário foi dirigido por Aline Sasahara e captado nos estados de Pernambuco, Bahia, Pará e Paraná.
Integração
Barracas com produtos típicos de cada estado foram montadas pelos Sem Terra. Na tenda do Pará, açaí e frutas típicas da Amazônia. Já no Distrito Federal, o artesanato era a principal atração.
Durante todo o dia, a população urbana da área visitou o acampamento e também comercializou seus produtos locais.
Gustavo Garde
Assessoria de imprensa
Secretaria Nacional do MST