Brasil: Pedido de afastamento
Brasília, 30 de março de 2005
Prezado Francisco Menezes, Presidente do CONSEA
Venho por meio deste, comunicar que na reunião da coordenação da Via Campesina Brasil foi decidido a retirada de nossa representação junto ao Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), em caráter irrevogável. Tal decisão se dá pelo fato dos últimos acontecimentos que passo a relatar:
a) A aprovação do projeto de "Biossegurança" pelo Congresso Nacional que se transformou em projeto da Monsanto, sem que o governo do presidente LULA vetasse os artigos que afetam a soberania nacional, como os super-poderes da CTNBIO. Vetou somente as perfumarias. O País vai pagar caro por essa decisão e afetará qualquer projeto de segurança e soberania alimentar em nosso país. Meia dúzia de empresas multinacionais vai decidir o que o povo brasileiro irá comer, por meio da padronização dos alimentos e do controle das sementes. A História cobrará caro a irresponsabilidade por esta decisão.
b) É desrespeitosa a forma com que o Governo LULA tem tratado as questões agrárias em nosso país. A demarcação das terras indígenas, quilombolas e a reforma agrária são tratados com deboche pelo governo. Vejamos: A não demarcação de forma contínua da Raposa Serra do Sol, em Roraima, envergonha a comunidade nacional e internacional. Terra de índio é terra de índio, ou será que nossos irmãos não merecem respeito? As comunidades Quilombolas enfrentam o mesmo problema. Terra de negro é terra de negro, ou será que os negros terão que continuar escravos e sem terra? E os assentamentos dos companheiros Sem Terra? Será que o presidente LULA nos enganou os nós è que nos enganamos com o presidente? É inconcebível e inaceitável o contigencionamento dos recursos para a Reforma Agrária feitos pelo neoliberal Pallocci que vira as costas ao povo brasileiro e prioriza o famigerado e falido agronegócio em detrimento dos camponeses deste país. Lembram dessa frase do presidente LULA? "Se um dia eu for presidente do Brasil e puder fazer apenas uma única coisa, podem ter a certeza que a única coisa feita será a Reforma Agrária. E agora Luiz? O governo LULA foi eleito pelo povo brasileiro para mudar radicalmente o projeto neoliberal de FHC, mas a política econômica de Palocci e Miereles continuam sufocando o povo Brasileiro com o superávit primário, juros altos e da sangria de recursos que vão para os especuladores internos e externos.
Sinceramente,
Romário Rossetto Representante do Movimento dos Pequenos Agricultores no CONSEA