Brigada militar invade acampamento e fere camponesas

2008-03-04 00:00:00

Por voltas 17hs, um contingente da Brigada Militar invadiu de forma violenta o acampamento das mulheres da Via Campesina na Fazenda Tarumã, em Rosário do Sul. As primeiras informações da área registram que há centenas de agriculturas feridas.

As cerca de 250 crianças que estavam no acampamento foram separadas das mães e colocadas deitadas com as mães na cabeça.

Ferramentas de trabalho foram apreendidas e barracos destruídos.

Durante o dia, a Brigada Militar já havia agredido um grupo menor de camponesas na entrada da fazenda e coagido os jornalistas que estavam na área cobrindo o episódio. Um cinegrafista foi detido por mais de uma hora e a sua fita com o registro da agressão apreendido.

Esta também não é a primeira ação violenta do Governo Yeda Crusius. A Via Campesina condena a ação e denuncia que a Governadora coloca o aparato policial do Estado a serviço de uma de suas maiores financiadoras de campanha, a multinacional Stora Enso.

A Via relembra também que a área ocupada foi adquirida ilegalmente pela empresa estrangeira e burlando a Constituição Federal, por se localizar em faixa de fronteira, o que é proibido por lei.