No centro do debate sobre o socialismo

2007-06-15 00:00:00

O processo bolivariano em curso na Venezuela está apoiado no fato político e no enfrentamento de Hugo Chávez contra o imperialismo estadunidense. Para isso, Chávez conta com um apoio do povo da Venezuela. No entanto, apesar de a história recente do país estar repleta de momentos de insurreição da popular, a organização dos movimentos sociais ainda é recente e busca fortalecimento.

Nesta conjuntura, 20 brasileiros militam em solo venezuelano. Por meio da Via Campesina, vindos de dez estados diferentes do Brasil, eles compõem a Brigada Internacional Apolônio de Carvalho, criada com três objetivos principais. São eles: o incentivo da produção agroecológica de sementes, o auxílio na criação de cooperativas agroecológicas e o apoio ao fortalecimento dos movimentos sociais venezuelanos. O marco de cooperação entre o governo Chávez e os movimentos sociais foi assinado no final de 2005. Cada militante da brigada Apolônio de Carvalho tem prevista a estadia de dois anos na Venezuela.

Reverter a dependência externa

A militante da Via Campesina, a catarinense Irma Brunetto, conta que a Venezuela tornou-se um país dependente na sua totalidade da importação de hortaliças. “Dizemos que a Venezuela possui uma agricultura de portos, porque tudo vem de lá”, critica Irma. O desafio da brigada internacional é auxiliar o país a obter soberania alimentar, produzindo as próprias sementes. Sementes crioulas, até porque a semente transgênica não é permitida na Venezuela, ressalta Irma.

Passado mais de um ano de cooperação, foram desenvolvidas 40 variedades de sementes. Os militantes brasileiros também participaram da construção de um espaço de formação técnica em agroecologia, o Instituto Latinoamericano de Agroecologia.

O que chamou a atenção do brigadista Vander dos Reis, do Mato Grosso, em relação ao processo bolivariano, é a possibilidade do debate sobre o socialismo com a opinião pública. “Existe um sentimento de estar num país onde posso ver o debate sobre o socialismo nas ruas, nos meios de comunicação. Isso me estimula bastante a participar do processo”, comenta. Irma acrescenta: “Existe uma outra Venezuela no sentindo de falar abertamente em romper com o capitalismo, o que está presente na consigna ´Pátria, socialismo ou morte”, comenta.

Apolônio de Carvalho

Na voz dos militantes da Brigada Internacional, o nome de “Apolônio de Carvalho” foi dado à brigada devido ao caráter internacionalista de Carvalho, que esteve na linha de frente em algumas das principais lutas do século 20. Ele lutou na Guerra Civil espanhola e na resistência francesa contra o fascismo. “Escolhemos esse nome pelo sentimento dele de lutar em outros países”, comenta Vander dos Reis.