Release:

Fidel Castro envia mensagem ao Congresso do MST

2007-06-13 00:00:00

O Movimento Sem Terra é a genuína expressão da luta por um mundo melhor. A frase é de Fidel Castro Ruz, presidente de Cuba, em mensagem enviada ao V Congresso do MST, que acontece em Brasília. A carta de Fidel foi lida para 20 mil trabalhadores sem terra na terça-feira (12).

"O MST é um dos mais destacados e combativos movimentos sociais que lutam por este mundo melhor. É também um dos mais organizados em suas ações e profundos em suas concepções", disse o líder cubano.

Fidel Castro também destacou a solidariedade entre Cuba e o MST, que conta atualmente com 80 jovens estudando na Escola Latino-Americana de Medicina, no país cubano. Outros 20 já se formaram médicos e mais 40 iniciam seus estudos ainda este ano. Ele também saudou a criação da Escola Latino-Americana de Agroecologia, no Paraná, e o uso pelo MST do método "Sim eu posso", que já alfabetizou milhares de jovens e adultos sem terra no Brasil.

"A solidariedade de Cuba com os projetos sociais de alto conteúdo humano não faltará", completou.

LEIA A ÍNTEGRA DA MENSAGEM DE FIDEL CASTRO

Companheiros e companheiras do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra:

Com sinceros sentimentos de solidariedade, lhes envio uma fraternal saudação, na ocasição em que ocorre o V Congresso do Movimento Sem Terra.

É uma satisfação enviar esta mensagem a vocês, que são a genuína expressão da justa luta por um mundo melhor, sem exclusão nem exploração.

O Movimento Sem Terra é um dos mais destacados e combativos movimentos sociais que lutam por este mundo melhor. É também um dos mais organizados em suas ações e profundos em suas concepções, como partes integrantes de um estilo de trabalho, no qual se destaca a discussão coletiva e a austeridade como características relevantes.

Do Movimento Sem Terra, temos recebido a solidariedade e o alento, em nossa longa e dura luta frente ao império mais poderoso que jamais existiu
e para construir uma sociedade de justiça e eqüidade social. Observo com
interesse o projeto de estabelecer, em conjunto com a Via Campesina, uma escola latino-americana de agroecologia para formar 250 jovens camponeses, a cada semestre, como agrônomos ecologistas. É um excelente projeto, do qual se beneficiará a agricultura latino-americana e caribenha.

Para mim, também é motivo de alegria saber que vocês já contam com 20
jovens médicos brasileiros surgidos das filas do Movimento Sem Terra e
egressos da Escola Latino-Americana de Medicina, que outros 80 estão
estudando ali e mais 40 iniciarão seus estudos este ano, enquanto avança
entre vocês o programa de alfabetização de adultos no campo, mediante o
método desenvolvido em Cuba e prazeirosamente cedido ao Movimento Sem Terra, "Yo sí puedo", em portugês "Sim, eu posso". A solidariedade de Cuba com os projetos sociais de alto conteúdo humano como esses, não faltará.

Desejo-lhes êxitos em seu V Congresso.

Fidel Castro Ruz