MST recebe governadores e faz marcha nesta quinta

2007-06-13 00:00:00

O Movimento Sem Terra (MST) realiza um ato público, com a presença de governadores que apóiam a reforma agrária, e realiza uma marcha por Brasília, nesta quinta-feira (14), no penúltimo dia do seu 5º Congresso Nacional do MST.

Diversos governadores participam de um ato político no Congresso do MST às 10h. Até agora, estão confirmadas as presenças dos governadores Eduardo Campos (PE), José Roberto Arruda (DF), Jackson Lago (MA), e dos vice-governadores Paulo Otávio (DF) e Francisco Pinheiro (CE).

O governador paranaense, Roberto Requião, e o ex-presidente Itamar Franco, vão enviar mensagens ao congresso. Também estão confirmadas as presenças
do Secretário da Reforma Agrária de Minas Gerais, Manoel Costa, e do ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra.

A concentração para a marcha começa às 13h, no Ginásio Nilson Nelson, sede do encontro e depois os cerca de 18 mil trabalhadores rurais marcham em
direção à Praça dos Três Poderes, com paradas na Embaixada dos Estados Unidos, no Palácio do Itamaraty e no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A passeata é um protesto contra a lentidão dos três poderes da República no processo da reforma agrária. Atualmente, mais de 140 mil famílias do movimento vivem em acampamentos na luta pela terra em todo o Brasil.

O MST também pretende prestar solidariedade aos povos de outros países, que sofrem intervenções militares, como o Iraque e o Haiti, além de protesto contra as políticas para a agricultura da Organização Mundial do Comércio (OMC).

A manifestação também cobrará do STJ a anulação da privatização da Companhia Vale do Rio Doce, uma campanha de uma série de entidades que fazem parte da Assembléia Popular, como CUT (Central Única dos Trabalhadores), Conlutas (Coordenação Nacional de Lutas), Intersindical e pastorais sociais.