Via Campesina realiza plantio de árvores em Pinhais

2006-03-29 00:00:00

A Via Campesina mobiliza 5 mil camponeses em ato "Cultivando a Biodiversidade", que promove o plantio de árvores, nesta quarta-feira (29/3), às 8h, no Parque Newton Freire Maia (antigo Castelo Branco), em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

Participam da cerimônia o integrante da direção nacional do MST (Movimento Sem Terra), João Pedro Stedile, e o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), João Pedro Stédile da Via Campeina, a atriz Letícia Sabatella, além de representantes de outros movimentos sociais, reunidos no acampamento "Terra Livre de Transgênicos", montado entre 13 e 31 de março.

Também é esperada a presença do secretário-executivo da COP-8 (8ª Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica), da ONU (Organização das Nações Unidas), Ahmed Djoghlaf, da Argélia.

Os camponeses vão plantar cerca de 10 mil árvores nativas da região para ampliar a biodiversidade e a natureza, além de denunciar as conseqüências sociais e ambientais do "deserto verde", criado pela monocultura de eucaliptos, pinus e acácia.

"O plantio de árvores nativas tem um papel importante na natureza, porque amplia a diversidade do ecossistema e preserva o meio ambiente, o que não acontece com os pinos e eucaliptos, que empobrecem o solo e destroem a biodiversidade", garante Cledecir Zucchi, da coordenação nacional do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores).