Via Campesina encontra secretário-executivo da COP-8

2006-03-27 00:00:00

Uma delegação da Via Campesina, composta por representantes do Canadá, Honduras, Brasil, Togo, Chile e Portugal, se reuniu na manhã do sábado (25/3) com o secretário-executivo da CDB (Convenção sobre Diversidade Biológica) Ahmed Djoghlaf.

Durante a reunião, o secretário destacou a importância da parceria dos camponeses na Convenção. Djoghlaf afirmou que a COP-8 já aprovou 192 decisões ao longo das últimas 7 conferências e que os trabalhadores rurais parceiros são fundamentais para sua implementação.

A indígena chilena Francisca Pancha, da Anamuri (Associação Nacional das Mulheres Ruraus e Indígenas) apresentou à delegação a importância da biodiversidade para camponeses e camponesas.

Pancha informou ao secretário que a Via Campesina possui uma Comissão de Biodiversidade e Recursos Genéticos e um plano de trabalho elaborado. Ela afirmou também da dificuldade enfrentada na última semana com a discussão sobre as sementes Terminator e a importância de avançar no sentido de banir definitivamente este tipo de tecnologia.

Para a Via Campesina, a rejeição das sementes suicidas é um passo essencial para que se possa implementar com segurança as propostas sobre agrobiodiversidade, biodiversidade e soberania alimentar discutidas na COP-8.