Vitória dos camponeses em defesa das sementes e contra Terminator

2006-03-24 00:00:00

O movimento internacional de camponeses A Via Campesina comemora a decisão tomada hoje pelo grupo de trabalho da Convenção em Biodiversidade na COP-8 (8ª Conferência das Partes da Convenção de Diversidade Biológica), em Curitiba, Brasil, que manteve e fortaleceu a moratória de fato para a tecnologia Terminator. Essa tecnologia, também chamada de GURT (Tecnologia de Restrição de Uso Genético), insere genes na semente para a esterilização. Com isso, as sementes produzidas pela planta não germinarão, diferentemente da original, que cresceria normalmente.

A decisão foi tomada hoje enquanto centenas de camponeses e trabalhadores rurais Sem Terra da Via Campesina protestavam na porta principal da conferência, exigindo a proibição do Terminator. É uma vitória para homens e mulheres camponeses, povos Indígenas, jovens, ONGs, grupos ambientalistas e outras organizações da sociedade civil que fazem uma campanha por anos contra as corporações multinacionais de patentes das sementes suicidas (Monsanto, Syngenta, Dupont, etc).

Durante os debates da COP8, uma ampla coalizão de países e grupos da sociedade civil apoiaram a moratória, enquanto somente alguns países pressionavam ativamente para que a permissão dos campos de teste da tecnologia Terminator fosse adiante, com base na ‘’avaliação de risco caso a caso’’ (Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos). A luz verde para a pesquisa de GURTs abriria as portas para a comercialização de sementes, uma maior destruição da sobrevivência dos agricultores, contaminação ambiental e a destruição da biodiversidade.

A decisão do grupo de trabalho agora vai para a votação na plenária final da reunião da ONU (Organização das Nações Unidas). Portanto, a Via Campesina está mobilizando milhares de camponeses em Curitiba para pedir a completa proibição internacional da tecnologia Terminator. Não deve haver pesquisa para uma tecnologia imoral que irá aumentar a fome no mundo, impedindo que milhões de camponeses possam guardar suas sementes. Além disso, A Via Campesina conclama os governos do mundo para que ratifiquem as proibições nacionais para o Terminator e os transgênicos - Brasil e Índia já proibiram a tecnologia da esterelização a nível nacional).

A Via Campesina luta em defesa da biodiversidade, sementes, terra, água, florestas e, consequentemente, vamos continuar a luta contra a monopolização dos recursos naturais por algumas corporações multinacionais. Por outro lado, vamos promover um modelo de produção baseado nos pequenos agricultores, no livre intercâmbio de sementes e conhecimentos e no respeito às comunidades e culturas locais.