Declaração da Vía Campesina em apoio às mulheres do Rio Grande do Sul (Brasil)

2006-03-23 00:00:00

(Curitiba, 22 de março de 2006) Nós, camponeses e camponesas do movimento internacional A Vía Campesina, expressamos nossa indignação frente à violenta ação de busca e apreensão que, no dia 21 de março, sofreram as secretarias das Associações Estadual e Nacional de Mulheres Camponesas em Passo Fundo (estado do Rio Grande do Sul – Brasil). A repudiável ação da Polícia Civil do Munícipio de Camaquã e de agentes policiais de Barra do Ribeiro e de Passo Fundo é mais um caso de agressão, fisica e psicológica contra as mulheres trabalhadoras - historicamente, as principais vítimas do sistema.
A operação começou por volta das 14h, quando os policiais, sem identificarem-se, arrombaram o portão e entraram no espaço das associações, rendendo com armas mulheres e crianças que lá se encontravam. Apenas depois da ação foi apresentado um mandato de busca e apreensão, que determinava somente a vistoria da associação estadual. Os agentes levaram computadores, materiais de divulgação da associação, documentos, dinheiro, talões de cheque, entre outras coisas. As mulheres foram intimadas a depor, o que ocorreu na própria noite e manhã do dia seguinte.
A polícia estava buscando supostas provas relacionadas com as ações que 2.000 mulheres da Vía Campesina realizaram no último dia 8 de março contra as monoculturas.
Se trata de uma clara violação de direitos humanos, sem respeito à presença de crianças e das próprias mulheres às quais foi negado, inclusive, o direito de contato com um advogado. Nenhum país pode permitir que atos deste tipo sejam praticados, sob qualquer pretexto, por se tratarem de graves atentados à dignidade humana.
Denunciamos o abuso de poder e autoridade por parte dos policiais, que através de instrumentos legais, continuam usando métodos ilegítimos de ação. Sem dúvida, esta é mais uma repudiável criminalização dos movimentos sociais, que os camponeses vem sofrendo em grande parte do mundo.
Por tudo isto, A Vía Campesina declara que continuará a luta em defesa dos recursos naturais, por terra, àgua, sementes, florestas, pela vida, proteção, cuidado e melhoramento da diversidade biológica e cultural.