Boff defende ação das mulheres na Aracruz em ato de entidades

2006-03-23 00:00:00

A Via Campesina e o Fórum Global da Sociedade Civil (Fboms), que organiza o evento paralelo á COP-8 (8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica) realizam nesta quinta-feira (23/3), às 13h00, o Ato Contra as Monoculturas, em Defesa da Biodiversidade e em apoio às Mulheres da Via Campesina, no espaço das tendas, na parte de tras do Expotrade, com a participação do teólogo Leonardo Boff.

Boff participa também nesta manhã (10h) do seminário da Fboms sobre Ética, Biodiversidade e Sustentabilidade, que faz parte das atividades paralelas à COP-8 (8ª Conferência das Partes da Convenção de Diversidade Biológica), que acontece em Curitiba, entre 13 e 31 de março.

Em 21 de março, a Polícia Civil invadiu a sede da Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Rio Grande do Sul, em Passo Fundo, com seis policiais e um delegado fortemente armados, e arrombaram o portão da casa. Sem se identificar, encurralaram sete mulheres e uma criança na cozinha. Por mais de uma hora, o grupo foi impedido de chamar um advogado ao local.

As mulheres da Via Campesina fizeram um protesto, em 8 de março, com o objetivo de denunciar ao mundo os crimes ambientais e sociais das empresas que responsáveis pelo deserto verde. As trabalhadoras agiram em defesa da biodiversidade, por uma forma de desenvolvimento rural baseado na agricultura camponesa, na reforma agrária e na construção da soberania alimentar.

"A arbitrariedade com que agiu o delegado de polícia Rudimar de Freitas Rosales (delegado de polícia de Camaquc) acompanhados de seis agentes policiais, na casa da Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais, em Passo Fundo, demonstra que objetivo das investigações policiais não é esclarecer fatos e, sim, incriminar lideranças, e dessa forma negar a legitimidade da luta coletiva realizada por mais de 2 mil mulheres contra o deserto verde", diz nota da Via Campesina Brasil, que condena a criminalização dos movimentos sociais.