Jovens de todo mundo discutem crise alimentar

2008-10-21 00:00:00

Moçambique (Maputo) Jovens de todo mundo que estão a participar na 5ª Conferência Internacional da Via Campesina, discutem na capital moçambicana, Maputo temas relacionados com agro-combustiveis e a soberania alimentar, ou seja, crise de alimentos que nos últimos tempos tem afectado o mundo inteiro.

Devido a crise alimentar os jovens avançam ideias que devia centrar-se em modelos agroecologicos como forma de se minimizar o flagelo da crise alimentar por uma agricultura autónoma e sustentável. Outros ainda preferem embarcar nas políticas actuais que favorecem a agro- indústria.
A propósito de 16 de Outubro, Dia Mundial da alimentação o «FAO – Fundo das Nações Unidas para Alimentação», lançou uma mensagem de esperança devido a crise mundial de alimentos derivada de um modelo industrial agro-exportador que está afectar milhões de pessoas camponesas de todo mundo.
Recordar que as políticas actuais que favorecem a agro-indústria apesar de eliminar camponeses/as também destroem a bio diversidade do meio ambiente, provocam miséria no mundo através do sistema económico neoliberal, climático, energético e até financeiro.
_*Camponeses de todo mundo de mãos dadas em Maputo*_
60% de produtos alimentares que podem causar problemas de saúde para a população moçambicana são importados do estrangeiro razão pela qual camponeses/as de todo o mundo vão ombrear-se durante a V Conferência da Via Campesina para de certo modo impulsionar o sector da agricultura a sustentar-se através métodos de trabalho, aceso a terra e crédito.
/Conceicao Vitorino, UNAC/