III Cúpula dos Povos traça estratégias de lutas contra o imperialismo

2005-11-04 00:00:00

Reunidos durante três dias na III Cúpula dos Povos, em Mar del Plata, cidade argentina milhares de pessoas discutiram estratégias de lutas contra as política imperialista e denunciaram os crimes cometidos pelo governo estadunidense contra povos de todos os continentes.
A declaração final do evento foi apresentada hoje durante a Assembléia dos Povos. Entre os Fóruns realizados nesses últimos dias estão: o Fórum dos Povos Originários (dos indígenas) da Agricultura Sustentável, da Saúde, da Educação e dos Sindicatos. Representantes de cada Fórum apresentou suas propostas e declarações.

Os povos indígenas alertaram para o fortalecimento dos princípios de solidariedade e irmandade para a soberania popular. Também defenderam a preservação da cultura dos povos indígenas e camponeses. Os camponeses da CLOC e Via Campesina afirmaram que lutaram pela soberania alimentar e contra o modelo agro-exportador liderado por paises imperialistas. “Convocamos a todos para a mobilização de repudio a Bush”. O ato acontecera amanha e promete reunir milhões de participantes.

Também participou da Assembléia dos Povos, o presidente do palamento cubano, Ricardo Alarcon de Quesada, que lembrou o assassinato, a perseguição e as injustiças provocadas pelo governo norte-americano. Nos dias 5 e 6, acontece em Mar del Plata a Cúpula das Américas que reunira presidentes de 34 paises e o presidente de Cuba não foi convidado. “A verdadeira cúpula é essa aqui, que é do povo”, disse o presidente. “Fazem quatro décadas que Che Guevara nos convocou a todos para lutar por nossa verdadeira e irrenunciável independência. Amanha marcharemos pela avenida que se chama Independência de forma pacifica e civilizada e dizer não ao Bush, a guerra, a Alca. E sim a paz, a independência e a união. Até a vitória sempre”