Silvio Rodriguez participa de debate na III Cúpula dos Povos da América

2005-11-03 00:00:00

Cerca de 500 pessoas lotaram hoje a Tenda da ALBA – espaço organizado pela delegação Cuba e Venezuela -, na III Cúpula dos Povos da América, em Mar del Plata, Argentina, para participar do debate sobre o papel dos músicos na sociedade. O encontro contou com a participação do afamado trovador cubano Silvio Rodriguez e também como os trovadores Francisco Villa, conhecido como “Pancho” (Chile); Vicente Feliú e Amaury Perez (Cuba). Todos conhecidos por suas músicas revolucionárias, suas histórias de vida e a luta a favor dos povos.

Durante a discussão cada trovador deu sua opinião sobre a importância da musica para a sociedade. “A música cumpre uma função social e política”, opinou Pancho. Disse ainda que “a música é uma forma de luta”. Já Amaury, afirmou que a canção pode ajudar a levantar a auto-estima. “Minha música já ajudou soldados em Angola e compatriotas presos nos EUA”. Na visão de Vicente, trata-se de um instrumento de resgate a memória histórica do povo. “Elas são essenciais à vida”.

Para Silvio, a canção é como uma escola. “Aprende quem interpreta e quem escuta. As canções vão transformando uma a uma das pessoas”. O musico concluiu dizendo que criar uma musica ‘e um ato individual que produz prazer. Uma musica pode ser tornar um hino de luta que encabece grandes manifestações”.

Amanha (4), Silvio se une aos sete mil participantes do evento para protestar contra a presença de George W. Bush no país e se apresentará no Estádio Mundialista ao término da marcha de protesto que inicia às 7h da manha. Neste mesmo espaço falará o presidente venezulano Hugo Chávez.