Manifesto da CONEN em solidariedade à República Bolivariana da Venezuela pela paz e contra o facismo
Nós, ativistas das organizações negras do Brasil filiadas a rede “CONEN –COORDENAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES NEGRAS”, expressamos nosso mais firme apoio ao Povo e ao Governo da República Bolivariana da Venezuela.
O Governo iniciado pelo comandante Hugo Chávez, continuando pelo presidente Nicolás Maduro, representa para nós uma conquista de todos os povos latino- americanos, caribenhos e do mundo e aponta o caminho para suprema felicidade social, onde as mudanças estruturais são possíveis quando o povo organizado é convocado para realizar e defender tais mudanças.
Acreditamos que todas as conquistas do povo venezuelano nesses últimos quinze anos devem ser defendidas, não sendo admitido nenhum passo atrás. Sendo assim, reconhecemos os avanços políticos, econômicos e sociais naquele pais.
Entendemos que em um Estado democrático de direito é perfeitamente compreensível e justo as manifestações populares para exigir acesso ao beneficio social em especial para as classes sociais menos favorecidas, o que nos conduz a recomendar uma análise cuidadosa por parte do governo venezuelano sobre as manifestações estudantis iniciadas nos primeiros dias de fevereiro/2014, onde estudantes em San Cristóbal, no Estado de Táchira, protestaram contra a falta de segurança nos campi universitários depois que uma jovem sofreu uma tentativa de estupro, as quais, se alastraram por outras cidades incorporando novas demandas, como os problemas econômicos e o apelo pela soltura de estudantes detidos em manifestações anteriores.
Rechaçamos entretanto a infiltração de direita fascista da ala mais radical da coalizão Mesa da Unidade Democrática (MUD), encabeçada pelos opositores Leopoldo López, Líder do partido Vontade Popular, Maria Corina Machado e Antonio Ledesma, articulando a desestabilização da gestão e preparando para um golpe de Estado, exigindo a saída do presidente Nicolás Maduro Moros, uma trajetória bolivariana de governo iniciado pelo comandante Hugo Rafael Chavez Frias. Toda esta estratégia de direita desestabilizadora tem o aval do governo imperial dos Estados Unidos.
Repudiamos as manifestações violentas ocorridas no dia 12 / fevereiro / 2014, Dia da Juventude no país, através da qual a infiltrada oposição Venezuela fascista vem tentando desestabilizar o governo.
Diante dos recentes atos de violência e das tentativas de desestabilizar a ordem democrática no país, rejeitamos as ações criminosas de grupos violentos que querem disseminar a intolerância e o ódio na República Bolivariana da Venezuela,
Expressamos nosso total apoio na defesa do processo democrático venezuelano, conquistado com muita luta e trabalho do povo organizado,
SOMOS PELA PAZ E CONTRA O FASCISMO DE DIREITA NA VENEZUELA
TODO APOIO A LUTA DO O POVO VENEZUELANO
SALVE A REPÚBLICA BOLIVARIANA DA VENEZUELA
18 /FEVEREIRO /2014
SALVADOR - BAHIA – BRASIL
COORDENAÇÃO EXECUTIVA
CONEN –COORDENAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES NEGRAS/BRASIL