Boletim de notícias # 4

Atingidos por Belo Monte ocupam sede da Norte Energia

2013-10-18 16:00:00

 

Boletim de notícias # 4

Jornada Unitária de Lutas por Soberania Alimentar e Energética

 

18/10/2013

 

Atingidos por Belo Monte ocupam sede da Norte Energia

 

Atingidos por Belo Monte ocuparam a sede da Norte Energia, consórcio dono da barragem, na cidade de Altamira, Pará, na manhã dessa sexta-feira (18). O objetivo é cobrar o direito à moradia com qualidade para os atingidos pela obra em Altamira e municípios vizinhos. A ação é organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Os manifestantes protocolaram a pauta com as revindicações e agora aguardam para serem atendidos por representantes da empresa.

Leia mais

 

Movimentos e sindicatos ocupam prédio da Petrobrás, na Avenida Paulista

 

Militantes de organizações sociais e sindicais, entre elas o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), CUT, FUP, CGTB, Sindipetro e a organização de jovens Juventude Revolução, desde hoje (18) cedo ocupam o prédio da Petrobrás, nas Avenida Paulista, em São Paulo.

 

Os manifestantes cobram do Governo federal o cancelamento do leilão do campo de Libra, previsto para o dia 21, próxima segunda-feira, e por isso trancam o acesso dos trabalhadores ao prédio.

Leia mais

 

Em Belém, marcha pressiona por cancelamento do leilão de Libra

 

Depois da ocupação do prédio da Petrobrás, em Belém, na tarde de ontem (17) os militantes do MAB, da Via Campesina, do Levante Popular da Juventude e das centrais sindicais participaram de uma grande marcha pelas ruas do centro da cidade em apoio e solidariedade aos professores, que estão em greve há mais de 20 dias.

Leia mais

 

Petroleiros seguem forte no segundo dia de greve

 

Continua forte a greve dos petroleiros iniciada quinta-feira, 17, em todo o Sistema Petrobrás. Apesar das ações antissindicais da empresa, que insiste em desrespeitar o direito de greve, ingressando com interditos proibitórios e mantendo trabalhadores em cárcere privado nas unidades, os petroleiros estão resistindo e seguem parados por tempo indeterminado. Segundo informações dos sindicatos da FUP, a adesão dos petroleiros é de 90% a 100% nas unidades operacionais, com forte participação dos trabalhadores terceirizados e também do administrativo.

Leia mais

 

FUP e sindicatos exigem na Justiça suspensão do leilão de Libra

 

A FUP e seus sindicatos ingressaram com ações populares na Justiça Federal, cobrando a suspensão do leilão de Libra, a maior e mais valiosa área de petróleo do pré-sal, que o governo pretende licitar na próxima segunda-feira, 21. O campo foi descoberto pela Petrobrás e tem reservas avaliadas entre 12 e 15 bilhões de barris, um patrimônio estimado em mais de dois trilhões de dólares, valor maior do que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Leia mais