Jornada internacional de ação contra o capitalismo e a guerra

2009-03-26 00:00:00

 
Entre os dias 28 de março e 4 de abril, mulheres e homens do mundo inteiro estarão nas ruas para protestar contra o capitalismo e a guerra e dizer que não vão pagar pela crise. Convocada pela Assembléia dos Movimentos Sociais, a semana de mobilização é marcada por três grandes momentos:
 
*28 de março: mobilizações em torno à reunião do Grupo dos 20 (ou G-20), composto por representantes dos bancos centrais e governos de 20 países que representam dois terços do comércio e da população mundial e mais de 90% do produto mundial bruto, além do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI). O G-20 se reunirá em Londres (Reino Unido), no início de abril.

*30 de março: dia de mobilização contra a guerra e a crise e de solidariedade ao povo palestino. Esta data marca o Dia da Terra Palestina e relembra um dos massacres perpetrados por Israel contra os palestinos (na Galilea, em 1976). Foi escolhida para impulsionar uma campanha de boicotes, não-investimentos e sanções (BDS) contra Israel.

*4 de abril: dia que marca o aniversário de 60 anos da Otan – Organização do Tratado do Atlântico Norte,  aliança de cooperação militar composta por paises da Europa e pelos Estados Unidos. A Otan se reunirá nos dias 3 e 4 de abril em Baden-Baden e Kehl, na Alemanha, e Estrasburgo, na França.
 
Na Europa, os movimentos se concentrarão principalmente nas ações em Londres e Estrasburgo. Já há diversas ações de rua, como passeatas, panfletagens e bicicletadas, marcadas nos seguintes países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Catalunha, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda (Países Baixos), Índia, Itália, Noruega, País Basco, Paquistão, Québec, Quênia e Reino Unido (na Escócia e Inglaterra).
 
Ao longo dessa semana e principalmente nessas datas, os movimentos dirão que, para enfrentar as crises que hoje vivemos (alimentar, financeira, econômica, climática, energética, migratória), é necessário ir à raiz dos problemas e construir uma alternativa ao sistema capitalista e à dominação patriarcal.
 
Frente às falsas soluções apresentadas por empresas, bancos e governos para sair da crise como demissões, privatização de serviços públicos, recursos naturais e energéticos, que apenas socializam as perdas, os movimentos se posicionarão exigindo medidas urgentes como:
 
* A nacionalização dos bancos sem indenizações e sob controle social
* Redução da jornada de trabalho sem redução do salário
* Medidas para garantir a soberania alimentar e energética
* Colocar um fim às guerras, a retirada as tropas de ocupação e o desmantelamento de bases militares estrangeiras
* Reconhecer a soberania e a autonomia dos povos, garantindo o direito à autodeterminação
* Garantir o direito à terra, território, trabalho, educação e saúde para todas e todos
* Democratização dos meios de comunicação e de conhecimento
 
Para ler a íntegra da Declaração da Assembléia dos Movimentos Sociais, realizada no FSM 2009 em Belém, clique no link:
http://www.fsm2009amazonia.org.br/programacao/6o-dia/resultados-das-asse...
 
Para saber mais sobre a campanha BDS (Boicotes, Não-investimento e Sanções), visite o site: http://www.bdsmovement.net/
 
Veja a seguir algumas das ações já programadas:
 
 
ALEMANHA
 
3 de abril: manifestações e bloqueios estão previstas na cidade de Baden-Baden, uma das portas de entrada dos chefes de estados e militares que participarão das cerimônias de aniversário da Otan, em Estrasburgo. Mais informações: http://gipfelsoli.org/Home/Strasbourg_Baden-Baden_2009/NATO_2009_Links
 
AUSTRALIA
 
30 de março: em Melbourne, a Coalizão de grupos de apoio à Palestina lança a campanha “The Sack Connex, Boycott Israel”.
 
BÉLGICA
 
28 de março: em Bruxelas, ação em torno à crise financeira e à questão Palestina sob o lema “Palestina ocupada, Dexia implicada”. Também na cidade, entre 13h30 e 16h30, ação simbólica no centro, com teatro de rua : « Quer pagar pela crise ? »  Também dentro das mobilizações sobre a crise e a guerra, o maior sindicato belga (FGTB) lançou uma campanha com o tema “O capitalismo prejudica seriamente a saúde”. Mais informações: http://www.contre-attaque.be/, somente em francês.
 
BRASIL
 
30 de março: em São Paulo, manifestação nacional convocado por um conjunto de movimentos sociais em aliança com todas as centrais sindicais do país afirmará: “trabalhadores e trabalhadoras não pagarão pela crise!”. Ela começará na av. Paulista e seguirá para o centro da cidade. O ato será acompanhado de ações e demonstrações em cidades de todo o país. Veja panfleto no link: http://www.cut.org.br/component/option,com_banners/task,click/bid,18/
Demonstrações contra a ratificação do tratado Mercosur-Israel e de apoio à campanha de boicote, não-investimentos e sanções (BDS) contra Israel também acontecerão no centro da cidade e são organizadas pela Frente de Solidariedade ao Povo Palestino.
 
CANADÁ
 
30 de março: em Toronto, conferência com o tema “Resistência à guerra de Gaza a Kandahar”.