Movimentos devem lutar pela democratização da comunicação

José Luís Costa
2014-02-13 17:00:00

 

O povo brasileiro teve dois exemplos, um bom e um ruim, de como anda a conjuntura política do país. O bom é que o MST, nesta quarta-feira (12/02), mostrou que está em luta por uma Reforma Agrária Popular que beneficie à todos. 

 

O ruim saiu pôde ser visto nesta quinta-feira (13/02) em diversos jornais da grande mídia do Brasil. A imprensa realizou uma cobertura tendenciosa da marcha com o objetivo de criminalizar as lutas sociais.

 

O povo Sem Terra marchou ontem aproximadamente 9 km, contando ida e volta. Eram famílias inteiras que caminharam até a esplanada dos ministérios. Pais e suas crianças, além de idosos e deficientes. 

 

A marcha do 6º Congresso do MST não tinha vândalos, como a mídia se refere a quem resolve protestar neste país. Havia trabalhadores e trabalhadoras, em especial aqueles que plantam para alimentar a todos.

 

A democratização dos meios de comunicação deve ser uma pauta prioritária para os movimentos sociais, pois não se pode ter um país realmente democrático onde só alguns usam detém a produção e transmissão da informação, ainda mais quando as principais categorias desses meios de comunicação, como TVs e rádios, são concessões públicas. 

 

A democracia que opera no país não interessa ao povo brasileiro, pois estas concessões públicas de rádios e TVs servem apenas para garantir que as ideias dos grupos que estão no poder mantenham seus privilégios.

 

- José Luís Costa da Página do MST

 

Fuente: http://www.mst.org.br/node/15718