Acampamento Sem Terra participa da Marcha das Centrais Sindicais em Brasília

MST - Brasil
2013-03-06 16:00:00

Nesta quarta, às 10h, o Acampamento Nacional Sem Terra, o Acampamento Hugo Chávez, soma-se à Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília. Com o tema “Em defesa da cidadania, do desenvolvimento e da valorização do trabalho”, a marcha também reivindica a reforma agrária e a soberania alimentar no Brasil.

 

“A unidade entre os trabalhadores camponeses e urbanos é fundamental nesta fase da luta por reforma agrária. O acesso à terra é primordial para desenvolver um modelo de agricultura em que a soberania alimentar seja princípio. Negamos o agronegócio e o latifúndio que andam de mãos dadas, com sua produção baseada no uso de venenos, no trabalho escravo”, diz Rosana Fernandes, integrante da coordenação nacional do MST.

 

O acampamento Hugo Chávez também protesta contra a judicialização do processo de aquisição de terras. “O processo de aquisição de terras, muitas vezes, acaba na mão de juízes que não aplicam a Constituição e a Lei Complementar, que dispõe que o processo de desapropriação, deve obedecer rito sumário e deve ter trâmite preferencial”, complementa Fernandes.

 

No campo penal, dos mais de 1.600 casos de assassinatos de lideranças populares desde a redemocratização até agora, somente 70 casos chegaram aos tribunais para julgamento. E ainda assim a maioria deles foi inocentada. Foram raros os casos de condenação.

 

Homenagem a Hugo Chávez

 

Após assembleia realizada nesta terça, os acampados decidiram batizar o acampamento nacional por Hugo Chávez, em homenagem ao presidente venezuelano que faleceu ontem, vítima de um câncer.

 

O Acampamento Nacional Hugo Chávez já é composto por 1000 pessoas. Ontem, a ocupação foi realizada pelas mulheres camponesas, num terreno ao lado do prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

 

A atividade faz parte da Jornada de Lutas das Mulheres da Via Campesina, que ocorre anualmente no mês de março, e tem como objetivo principal pressionar o governo federal para realização da Reforma Agrária.

 

Contatos para imprensa: Iris Pacheco: 61 83384640
                                          Mayrá Lima: 61 96846534