ECOS DO GRITO - EDIÇÃO BRASIL - 104

2009-09-25 00:00:00

Setembro/2009
“Vida em Primeiro Lugar: A força da transformação está na organização popular”

Articuladores/as do Grito dos/as Excluídos/as:

O grito ecoou dentro de um processo que começou muito antes do dia 07 de setembro e ainda continua ocorrendo das mais diversas formas semana social, seminários, caminhadas, debates, palestras, panfletagem, celebrações..

** Neste informativo vamos ecoar gritos que chegaram das Regiões Centro Oeste e Norte.

Centro Oeste

Cuiabá/MT: Realizaram a semana da cidadania, começando com o chá com pão na praça. No dia 06/09, realizaram Celebração na Paróquia Divino Espírito Santo, onde lembraram os 15 anos da realização do grito. No dia 07/09, aconteceu o grito, onde com apitos e cartões vermelhos denunciaram tudo o que não querem para o Estado e para o Brasil, contra a violência contra as mulheres, contra os trabalhadores do campo, o trabalho escravo e agressões ao meio ambiente além de toda exclusão sofrida pelas pessoas com deficiência física, terminaram a manifestação com uma roda de siriri.

Sinop/MT: O grito aconteceu no dia 07/09, tomou as ruas logo após o desfile oficial, com muitas faixas: “Grito do Parque das Araras e residências vizinhas pela coleta do lixo nos dias certo”, “Mais asfalto e mais segurança”, Jd. Paraíso – Dengue Mata”, “Reforma Tributária só com Justiça Social”, o grito é um espaço de encorajamento das lideranças e excluídos para fazerem parte das manifestações populares.

Dourados/MS: Realizaram uma semana de atividades com palestra, atos em praça pública, etc. O grito aconteceu no dia 07/09, mais de 300 pessoas, o bloco dos excluídos entraram no desfile oficial, saíram pela principal avenida da cidade carregando faixas dizendo “melhoria na educação, saúde e dignidade para o povo brasileiro”, “demarcação das terras indígenas” e “não a quebra do monopólio dos correios”. Gritaram por justiça para que todos os políticos envolvidos em atos de corrupção pública fossem punidos. Os trabalhadores bancários se juntaram com os movimentos e cobraram mais responsabilidade social dos banqueiros, menos abuso e demissões, a população que aguardava o desfile participou ativamente.

Brasília/DF: O grito aconteceu no dia 07/09, com concentração na Rodoviária do Plano Piloto, denunciando que: enquanto o governo trabalha para as elites os pobres pagam a conta. denunciaram o desemprego, falta de moradia, a saúde da população precária, as lutas por moradia que são tratadas como caso de polícia, os catadores de materiais recicláveis esperam há anos, suas áreas e galpões, entre outras.,

Goiânia/GO: O grito aconteceu no dia 07/09, iniciaram o grito à partir das 9h, no Sistema Prisional Cepaigo, em Aparecida de Goiânia, participaram cerca de 1000 pessoas que caminharam pelo local e realizaram 4 paradas discutindo a temática (Preso Família, Defensoria Pública, Servidores Públicos, Drogas dentro e fora do Presídio). Trabalharam o lema “Estive preso e não fostes me visitar”, onde denunciaram as opressões e exclusões na cidade.

Itaberai/GO: No dia 07/09, realizaram uma celebração na prisão com mais de 500 pessoas, refletindo as desigualdades e as iniciativas de mudanças, a transformação está na força popular, a vida em primeiro lugar.

Norte

Palmas e Porto Nacional/TO: Realizaram o grito pela 12ª vez nas cidades, fizeram panfletagens nas feiras cobertas e na localidade do desfile oficial com o documento construído pelas entidades e movimentos. Panfletagem do documento das mulheres, na feira da região norte, em grandes supermercados e na feira do Bosque. Encaminharam uma carta ao secretário municipal de educação convidando a rede municipal de ensino a aderir as atividades do grito. No dia 8/09, fizeram reunião com mulheres e jovens na Casa 8 de março, com distribuição de informativos sobre direitos trabalhistas e discussão sobre as formas de exploração e violação dos direitos. E no dia 08/09, participaram de uma entrevista na TV Anhanguera para explicar o que é o Grito dos Excluídos, as atividades realizadas e o encontro de mulheres.

Jaru/RO: No dia 06/09, realizaram uma celebração motivando o Grito dos Excluídos. No dia 07/09 o grito aconteceu , onde o bloco do grito dos excluídos, participou do desfile oficial com a participação de entidades, sindicatos e pastorais.

Cacoal/RO: O grito aconteceu no dia 07/09, pelo 9º ano, protestaram contra o Prefeito Padre Franco (PT) e o deputado estadual Tucura (PRP), protestaram contra a administração em frente ao Poder Executivo Municipal, outro ponto da manifestação foi “Hospital Materno Infantil, Casa da Morte. Não leve seu filho lá”. O desfile protestou contra o grande número de portarias, encerraram a manifestação com frases: “ A oposição agora é Situação e nada mudou” e “Seja Franco, não Fraco”.

Boa Vista/RR: O grito aconteceu no dia 07/09, cerca de 500 pessoas, no bairro Caetano Filho, conhecido como Beiral, lugar onde a exclusão é grande e o tráfico de droga e prostituição fazem parte do dia a dia de mulheres, crianças, adolescentes e jovens. E como comunidades cristãs há uma questão de fundo a responder: onde está a força da transformação do Projeto do Reino?

Macapá/AP: O grito aconteceu no dia 07/09, com a presença de mais de 300 pessoas de paróquias, sindicatos, cidadãos, jovens e crianças, todos receberam um apito e ao longo da caminhadas pelas ruas da cidade, realizaram diversas paradas denunciando as situações de injustiças e exclusão e situações de violência, insegurança e exclusão, realizaram um apitaço como forma de protesto e em apoio aos moradores. Na parada em frente à penitenciária feminina, lembram as mulheres e mães presas, as crianças presas com elas, as famílias das presas que residem na região. Na parada em frente a penitenciária masculina, lembraram os mais de 1500 presos na maioria jovens com menos de 30 anos e os que foram assassinados na cadeia, fizeram uma oração para os que ali vivem e para os funcionários, agentes, policiais, coordenadores. Denunciaram as violências, os abusos e as violações de Direitos Humanos, a superlotação, as condições degradantes, a humilhação dos familiares, a falta de trabalho, de estudo de programas de ressocialização, de assistência à saúde, as delongas burocráticas e processuais. O ato terminou na Igreja do Bairro Cabralzinho cantando o hino nacional e fizeram a partilha de um lanche, fruto da partilha dos grupos de articulação do grito onde todos comeram e recobraram as forças para o retorno para as casas e os alimentos que sobraram foram distribuídos entre as famílias dos bairros Marabaixo. E ao longo da caminhada foram coletados assinaturas da Campanha da Ficha Limpa.

Laranjal do Jarí/AP: O grito aconteceu no dia 07/09, onde reuniu mais de 450 pessoas.

Oiapoque/AP: O grito aconteceu no dia 07/09, onde reuniu diversas pessoas na fronteira com a Guiana francesa, caminhando, reivindicando e denunciando mais segurança e a exploração da prostituição infantil, inclusive além da fronteira.

Porto Grande/AP: O grito aconteceu no dia 07/09, onde realizaram uma celebração e coletado as assinaturas para a Campanha da Ficha Limpa.

Calçoene/AP: O grito aconteceu no dia 13/09, onde realizaram uma celebração.

Santarém/PA: O grito aconteceu no dia 07/09, onde mais de 1000 pessoas participaram, anunciaram “o grande grito é aquele de que a transformação só vai vir da organização popular. A solução não está nos partidos e nem no poder, ela vem de baixo”. Caminharam pelas ruas da cidade, denunciaram as motosserras que derrubam a mata, cada barragem que represa os rios, ceifa um pouco de vida e destrói esperanças e sonhos. Gritam por um desenvolvimento que vise uma Amazônia sustentável e solidariamente compartilhada, contra as hidrelétricas e mineradoras que destroem a natureza, em nome do crescimento.

Belém/PA: O grito aconteceu no dia 07/09, na periferia da cidade, no meio do povo que clama por justiça e paz, espaço de exclusão social, os problemas como a falta de saneamento básico, segurança, transporte, educação, saúde, e reivindicar políticas públicas que garantam a qualidade de vida da população, o grito aconteceu no bairro Terra Firme, onde nasceu a proposta dos pré-gritos.

FIQUE POR DENTRO:

· Envie para a Secretaria os relatórios com as avaliações e sugestões para o grito, até 28/09.

· Dia 01/10 a reunião da Coordenação Nacional do Grito para avaliar o 15º grito e começar a pensar o 16º.

· Dias 25 a 28/10 Plenária Nacional da Assembléia popular, em Brasília.

· Até 10/10 enviar para Secretária fotos, reportagens de jornais, revistas e boletins, imagens gravações dos gritos locais para o jornal 45, dossiê e o DVD do 15º grito.

** Atenção: Continuem enviando notícias de gritos locais que nós socializaremos os seus ecos.

Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Correio eletrônico: gritonacional@ig.com.br / gritonacional@terra.com.br / www.gritodosexcluidos.