Via campesina rumo ao Fórum pela Soberania Alimentar

2007-02-02 00:00:00

Depois de lançar a campanha de Reforma Agrária na África, durante o VII Fórum Social Mundial, realizado em Nairobi, a Via Campesina se prepara para o Fórum pela Soberania Alimentar. O evento acontecerá de 23 a 27 de fevereiro em Sélingué, Mali e promete ser um importante espaço para novas articulações, denuncias e análise da atual situação da fome no mundo. O local escolhido fica numa área rural, aproximadamente duas horas de Bamako.

Para Diamantino Nhanpossa, coordenador da Via Campesina na África e dirigente da União Nacional dos Camponeses de Moçambique (UNAC), o objetivo é fortalecer e debater a soberania na África. Já que o tema é dos principais eixos da organização.

O tema da soberania alimentar foi proposto pela Via Camponesa em Roma em 1996 durante a Cúpula Mundial da Alimentação da FAO. Desde então esta proposta começou a desempenhar um papel fundamental no debate sobre a agricultura e as alternativas às políticas neoliberais.

De acordo com os organizadores, cerca de 500 pessoas, de vários países, participarão do encontro em Mali. Segundo Diamantino é possível a presença de chefes de estado, entre eles o presidente venezuelano Hugo Chávez.