Acompanhe pelo comunicasul.blogspot.com.br

ComunicaSul buscará manter o país a salvo da desinformação e da manipulação

2012-10-02 00:00:00

Rede de profissionais dos movimentos sociais cobrirá as eleições presidenciais na Venezuela
 
Composta por comunicadores de todo o Brasil, a rede ComunicaSul – Comunicação Colaborativa se constituiu a partir da mobilização de vários setores sociais para viabilizar a ída de uma equipe de profissionais de imprensa à Venezuela. O objetivo da equipe formada por sete comunicadores é fazer uma cobertura que efetivamente informe a respeito das eleições presidenciais de outubro. O assessor de Comunicação da CUT nacional, Leonardo Wexell Severo, integrará o coletivo.
 
Para a secretária de Comunicação da CUT Nacional e coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rosane Bertotti, “a estruturação de uma rede de profissionais que atuam junto aos movimentos sociais atende uma necessidade objetiva: a de informar sem o filtro das grandes agências internacionais que atuam coordenadas com as grandes empresas transnacionais, o sistema financeiro e as elites locais”.
 
Na avaliação de João Felício, secretário de Relações Internacionais da CUT, “a ComunicaSul é uma iniciativa pioneira que deve render excelentes frutos, pois proporcionará a todos ter elementos mais próximos da realidade do conjunto dos países”. No caso específico da realidade venezuelana, ressaltou, “contribuirá para romper os obstáculos desinformativos de uma mídia que atua contra a integração latino-americana, contra os direitos sociais e trabalhistas, contra a soberania de nossos países e povos”.
 
DIRETO DA FONTE -A iniciativa partiu da necessidade de que a população brasileira tenha acesso a notícias direto da fonte, sem intermediação de agências internacionais e grandes conglomerados de comunicação que distorcem a realidade em função de seus interesses ou de seus patrocinadores. Sem compromisso com o fato, mas com a interpretação “partidarizada”, desinformam sobre nossos países e povos. Assim, mascaram os conflitos em jogo na atual disputa eleitoral entre o presidente Hugo Chávez e o oposicionista Henrique Capriles, alinhando-se contra o avanço das relações econômicas Brasil-Venezuela e de uma estratégia comum de desenvolvimento para a integração da América Latina.
 
A proposta da rede ComunicaSul é coletar diretamente informações sobre a Venezuela, mostrando o sentimento do povo, a compreensão de intelectuais, autoridades e entidades populares sobre os rumos políticos, econômicos e sociais do país vizinho.
 
Para efetivamente se constituir um ambiente mais plural e diverso de informações e opiniões sobre os acontecimentos nacionais e internacionais, avaliam os comunicadores envolvidos, é preciso criar instrumentos para produção própria de conteúdo. Este é o desafio das organizações que apostaram neste projeto, como o Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé, as centrais sindicais CUT e CTB, e profissionais de rádio e televisões comunitárias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
 
Todos os conteúdos disponibilizados pelo comunicasul.blogspot.com serão de livre reprodução, desde que citada a fonte e conferidos os créditos. Desde já, a ComunicaSul conta com a parceria de veículos de comunicação no Brasil para reproduzir o conteúdo que será gerado a partir de Caracas, entre os dias 1 e 10 de outubro.
 
Saiba mais sobre a equipe ComunicaSul:
 
Leonardo Wexell Severo - Assessor de Comunicação da CUT Nacional, redator-especial do jornal Hora do Povo, Leonardo é membro do Coletivo de Comunicação da Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul, integra o Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé e é autor dos livros Bolívia nas ruas e urnas contra o imperialismo (2008) e Latifúndio Midiota: crimes, crises e trapaças (2012).
 
Caio Teixeira – jornalista, atua na TV Comunitária de Florianópolis.
 
Daniel Cassol – jornalista, graduado pela UFRGS e mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Foi correspondente do Brasil de Fato em Assunção e Paraguai. Atua como jornalista independente.
 
Marcio Schenatto – repórter do Jornal de Caxias-RS e apresentador do programa de entrevistas Movimento em Pauta, na TV Caxias Canal 14. Fotógrafo e diretor de documentários e curtas de ficção.
 
Renata Mielli – editora da Revista Presença da Mulher e jornalista da Federação Nacional dos Farmacêuticos. É Secretária Geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e coordenadora de comunicação do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. Organizadora do livro Comunicação Pública no Brasil, uma exigência democrática (2009)
 
Terezinha Vicente – jornalista, formada pela ECA/USP. Comunicadora e produtora de eventos, com atuação preponderante em organizações da sociedade civil e movimentos sociais. Militante política e feminista, é uma das editoras da Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada e ativista do movimento pela liberdade de expressão e pelo direito à comunicação.
 
Vanessa Silva – editora de América Latina no Portal Vermelho e colaboradora do Diálogos do Sul.
 
http://www.cut.org.br/destaques/22593/cut-integra-rede-de-comunicacao-co...