Cúpula dos Povos ibero-americanos iniciou atividades

2007-11-09 00:00:00

Ao calor reinante em Santiago, a capital chilena, se somou a partir de hoje, quinta-feira, 8 de novembro, o calor solidário de milhares de homens e mulheres, que chegaram não só do interior do país, mas de todos os cantos de nosso continente para participar da Cúpula pela Amizade de Integração dos Povos Latino-americanos, que culminará no sábado com um encontro com vários dos governantes ibero-americanos que também estarão em Santiago.

As exposições, painéis de debate e foros temáticos que serão matéria de reflexão na Cúpula se iniciaram desde a manhã de hoje nas amplas instalações da Universidade de Artes e Ciências Sociais - Arcis, em pleno centro de Santiago, cujos ambiente se viram acumulados de uma variada série de expressões artísticas, culturais, musicais, políticas e sociais, que de alguma maneira sintetizam as aspirações de que hão dado a vida e este espaço de encontro, reflexão e esperança.

Diversos são os temas com os quais se vêm abordando nas mais de quarenta mesas de trabalho, que durante estes três dias discutirá, refletirá e irá propor alternativas dos povos em torno da integração, a justiça social e ambiental, a economia, os direitos humanos, a diversidade sexual, ou sobre aspectos muito mais específicos que atendam aos jovens, aos povos originários, ou às mulheres, cujas organizações instalaram justamente a Carpa das Mulheres, uma das mais concorridas neste primeiro dia da Cúpula.

O tema da integração dos povos e sua relação com os tratado de livre comércio ou acordos de associação, como os que já estao em discussào com a União Européia, marcaram também os principais debates de hoje; temas relacionados com a mudança climática e suas implicâncias nas organizações sociais, nas comunidades originárias e mulheres.

Nas instalações da Universidade Arcis se respiram ares de esperança, de renovação, de participação, e ao mesmo tempo se vive essa atmosfera contestatária e de rejeição; dos que não se conformam e lutam contra as injustiças que derivam do modelo econômico que se aplicam em nossos países e seus passivos de injustiça e exclusão. O lema de uma ampla bandeirola na porta principal deste recinto universitário sintetiza de alguma maneira o espírito da Cúpula: vem a construir mundos que ainda não existem. A Minga Informativa estará compartilhando mais uma vez esta nova experiência pela integração de nossos povos.

(Traducão: Minga/Mutirão Informativa)